Obras de estátua de Nossa Senhora da Penha atingem 70%; este será o 4º maior monumento cearense
A escultura está sendo produzida em Saboeiro, a cerca de 100 quilômetros do local está sendo erguida, na cidade de Campos Sales
A construção do Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, onde será erguida a estátua da santa padroeira do Município, chegou a 70% de avanço físico nesta semana. Com 26 metros de altura, a escultura se tornará o quarto maior monumento religioso no Ceará, atrás apenas das imagens de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato, São Francisco das Chagas, em Canindé, e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.
A expectativa é que a obra seja entregue ainda neste ano, incluindo o chamado "Cariri Oeste" na rota do turismo religioso cearense. A escultura, que está sendo erguida na zona rural de Campos Sales, a dois quilômetros de distância da sede do Município, chegou ao local no último dia 22 de junho.
O investimento é de aproximadamente de R$ 1,45 milhão, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. Cerca de 60% do terreno foi doado pela família que era proprietária da área e o restante foi adquirido pelo Município, em 2017. O projeto inclui as construções de quiosques para os comerciantes, estacionamento e um anfiteatro. A pavimentação está sendo feita em piso intertravado.
Maiores monumentos do Ceará:
- Nossa Senhora de Fátima (Crato)
- São Francisco das Chagas (Canindé)
- Padre Cícero (Juazeiro do Norte)
- Mirante de Nossa Senhora da Penha (Campos Sales)
Segundo o encarregado da obra, Andrelino Almeida Belo, os serviços agora se concentram na urbanização, reunindo 17 trabalhadores. “A iluminação já foi toda feita”, enfatiza.
“Até setembro, toda escultura estará montada. O avanço depende do repasse de recurso”, pondera André.
A maior parte da estátua já foi instalada no local, restando apenas a cabeça, a coroa da santa e a imagem do menino Jesus, que ainda estão sendo produzidas em Saboeiro, a mais de 100 quilômetros de distância de Campos Sales. O responsável pelo monumento é o renomado escultor Pedro Pereira de Souza, 51, artista plástico autodidata que se especializou em imagens sacras.
Expectativa
Com pouco mais de 27 mil habitantes, a população de Campos Sales, sobretudo os comerciantes, aguardam ansiosos pela inauguração do Mirante de Nossa Senhora da Penha. A expectativa é compartilhada com o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Campos Sales, Godofredo Alencar.
“Vai ser um atrativo, principalmente pro setor hoteleiro, restaurantes e lanchonetes. O fluxo vai aumentar. Já vi alguns carros de romeiros parando no local, durante a fase de construção. Mostra que está despertando a curiosidade das pessoas”.
O presidente da CDL antecipa que os artesãos já estão se mobilizando para ocupar os boxes no novo ponto turístico da cidade. “A gente está numa grande expectativa, porque aqui é uma rota para quem visita Canindé e Juazeiro do Norte para os romeiros do Piauí e Pernambuco”, observa.
Atualmente, o mês de julho, onde acontecem os festejos de emancipação do município, é o período que mais atrai visitantes, sobretudo conterrâneos que já deixaram Campos Sales e retornam para reencontrar parentes e amigos. Já em setembro, quando a padroeira é celebrada, isso acontece mais timidamente. “Expandirá o calendário”, completa Godofredo.