Comércio de Sobral reabre as portas após quatro meses de paralisação econômica

Com uma série de restrições, o maior Município da região Norte do Estado entrou na Fase 1 do plano de retomada econômica

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br

Após avançar, no início desta semana, para a fase 1 do plano de retomada das atividades econômicas, o comércio de Sobral reabre as portas nesta quarta-feira (22), pela primeira vez desde o começo da pandemia da Covid-19. Com uma série de restrições, as lojas funcionarão a partir das 14 horas. Os bancos permanecem com atendimentos das 8h às 13h. Por outro lado, a cidade segue em isolamento social, prorrogado até o dia 3 de agosto por decreto municipal.  

Além das atividades já permitidas, poderão voltar a funcionar, hoje, atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; empresas de consultoria e de gestão empresarial; atividades administrativas de escritórios e serviços complementares; comércio atacadista e varejista; serviços de corte e costura; shopping; e exibição cinematográfica por meio de “drive in”; entre outras atividades. 

> Juazeiro do Norte vive iminência do pico da pandemia da Covid-19

As atividades liberadas serão monitoradas pela Secretaria da Saúde do Município, mediante acompanhamento contínuo dos dados epidemiológicos de Sobral. Todas as empresas deverão emitir um certificado de autorização de reabertura, que vai possuir um QR code de segurança, para garantia da veracidade do documento pela Vigilância Sanitária ou pelos fiscais da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 

As empresas devem ainda se atentar aos protocolos setoriais de segurança, que incluem medidas como disponibilizar álcool 70%, preferencialmente em gel; zelar pelo uso obrigatório de máscaras, bem como de outros equipamentos de proteção individual que sejam indispensáveis ao trabalho seguro.  

Além disso, os varejista devem impedir o acesso ao estabelecimento de pessoas que não estejam usando máscaras; preservar o distanciamento social; manter o ambiente arejado; organizar as filas de dentro e fora dos estabelecimentos; usar preferencialmente meios digitais para a realização de reuniões de trabalho, assembleias e demais atividades que exijam o encontro de funcionários. 

O advogado Caio Medeiros, que comanda um escritório de advocacia, garante que em seu estabelecimento já foram tomadas todas as providências, incluindo uso de termômetros, oxímetros e disponibilização de álcool em gel para clientes e seus colaboradores

 “São protocolos indispensáveis. A covid-19 é uma realidade. Temos que tomar todas as providências para que nós e os clientes sejam resguardados. No nosso setor, as audiências já acontecem por videoconferência. As coisas no judiciário vão voltando aos poucos”, reforça.  

O presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Sobral, Zezinho Ponte, ressalta que as medidas de segurança foram discutidas com todos os comerciantes, incluindo a limitação do número de clientes e funcionários no interior da loja a 40%. “Será uma reabertura pacífica, sem aglomeração. Com as medidas de prevenção, estamos mais à vontade para que todos voltem sem problema de atender seus clientes. Todos os comerciantes estão cientes da responsabilidade”, acredita.  

Mesmo com todas as medidas de prevenção, ainda há moradores que não apoiam a reabertura de todo o comércio de Sobral, como é o caso do aposentado Francisco Madeira Liberato. “Para os comerciantes pode ser bom, mas para a população não, porque pode aumentar a pandemia. Tem o risco de as pessoas não obedecerem aos protocolos. Tem o transporte, fluxo de mototáxi, topique. Não tem como respeita o distanciamento. Acredito que deveria esperar mais um pouco”.  

Shopping 

O shopping da cidade poderá funcionar das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, sem restrição de horário aos sábados e domingos; e com limitação da frequência concomitante de consumidores em 30% da capacidade total do local. A gerente de marketing do centro comercial de Sobral, Alessandra Lourenço, destaca que com essa restrição só poderão circular até 2.325 pessoas. O número será exposto para os clientes.  

“Nós nos preparamos. Foram feitos protocolos de segurança. Tivemos assistência da Vigilância Sanitária para entrar nessa fase de abertura. Adotamos medidas em comum álcool, em gel, medição de temperatura, mas também uso de tecnologias, como retiradas do ticket por aproximação das mãos, sem toque, contagem de clientes. É possível saber exatamente a quantidade de clientes que tem dentro”, detalha Alessandra.

As portas do shopping permanecerão sempre abertas, haverá distanciamento em filas e o número de pessoas no elevador será limitado a apenas duas.  

As áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, de jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres; praças e quiosques de alimentação serão mantidos fechadas. Estão autorizadas, exclusivamente, os serviços de entrega em domicílio e retirada do produto, vedado o consumo no local. “Nossa praça nem cadeiras e mesas terão para sentar”, reforça Alessandra.  

Transporte 

A operação do serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros regular e complementar permanece proibida. Desde segunda-feira (20), está permitida a entrada no Município de veículos que tenham o fim exclusivo de transportar trabalhadores para empresas cujo funcionamento tenha sido liberado pela administração pública. 

As autorizações para ingresso na cidade devem ser solicitadas exclusivamente através do e-mail transito@sobral.ce.gov.br, com antecedência mínima de 24h.

Sobral é o segundo Município com maior número de casos confirmados da covid-19 no Ceará, 9.779, atrás apenas de Fortaleza (40.241). A cidade contabiliza 273 óbitos pelo novo coronavírus. 

Assuntos Relacionados