Casal comemora bodas de ouro com celebração online na zona rural de Missão Velha

A celebração contou com bolo e parabéns, tudo acompanhado a distância por filhos e netos

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: Tudo aconteceu no último sábado (18). O casal estava em casa, na companhia de uma filha, no distrito de Missão Nova. Ela foi a responsável por conectar um computador à TV para que os pais pudessem visualizar melhor a transmissão da missa direto da casa episcopal.
Foto: Arquivo Pessoal

Uma história de amor que supera longos anos e os tempos de pandemia. O relato emocionante vem da zona rural do município de Missão Velha, na região do Cariri cearense. João Cesário dos Santos (João da Mata), de 97 anos, e Terezinha Ferreira Cesário (Terezinha Zungueta), 90, celebraram 50 anos de casados, com direito à bênção episcopal, em missa, e participação de parentes, de forma virtual, para a não disseminação no novo coronavírus.

Tudo aconteceu na noite do último sábado (18). O casal estava em casa, na companhia de uma filha, no distrito de Missão Nova. Foi ela quem conectou um computador à TV para que os pais pudessem visualizar melhor a transmissão da missa especial direto da casa episcopal, presidida por dom Gilberto Pestana, com a participação do padre Joaquim Ivo. 

Em suas casas, filhos e netos acompanharam a celebração da liturgia. Depois, compartilharam virtualmente o corte do bolo. Um momento singelo, mas de muita importância para a família.

Sonho realizado

“A festa não aconteceu como a gente planejava, reunindo todos, participando de uma missa de forma presencial e com renovação dos votos matrimoniais. Mas não poderíamos deixar passar em branco essa comemoração tão importante”, observou a nora e servidora pública, Márcia Rejane Rodrigues.

Legenda: O casal é símbolo de companheirismo e amor em Missão Velha, no Cariri.
Foto: Arquivo Pessoal

Rejane foi a responsável por conduzir a organização da comemoração, que também contou com apoio de outros parentes. O convite online foi formulado e o pedido de bênção especial foi encaminhado à diocese de Crato.

No Sítio, apesar do vento forte que enfraqueceu o sinal da internet, o casal conseguiu acompanhar a celebração da missa e receber a bênção. “Fiquei muito feliz, mas nunca imaginei que seria assim”, disse o agricultor aposentado, João da Mata. “Agora meu sonho é comemorar 100 anos, faltam três anos, e se Deus quiser, vou ter essa graça”.

Ativo e lúcido, João da Mata lamenta o fato de não poder mais trabalhar na agricultura. “Foi minha vida, o roçado, o plantio de milho, feijão, a limpa do terreno, a espera das chuvas e da colheita”, relembrou. “Com fé em Deus e com muita coragem e trabalho, nunca me faltou nada”.

Mas, qual o segredo para se viver tanto tempo, seu João? “Não sei. Quem sabe é Deus”, reponde, com firmeza. Já a nora, Márcia Rejane, tem uma resposta: “É a alegria dele de viver, a força de vontade, o amor que tem pela vida”.

Dona Terezinha Zungueta também mostrou alegria pela ocasião festiva. “A gente pensava em fazer uma festa com a presença dos filhos e netos, para abraçar todos, ir à igreja, mas com essa doença por aí atrapalhou os planos”, disse. “Mas, deu tudo certo e, depois, com saúde, a gente fez outra festa. Estou muito feliz, emocionada”.

Legenda: Os dois se casaram na condição de viúvos. Seu João da Mata teve que esperar mais tempo do que desejava, pois o segundo amor da vida decidiu cuidar dos pais, com todo carinho e dedicação.
Foto: Arquivo Pessoal

Lembranças...

Os dois se casaram na condição de viúvos, mas, seu João da Mata teve que esperar mais tempo do que desejava, pois o segundo amor da vida decidiu cuidar dos pais, com todo carinho e dedicação. Somente após a morte dos pais, dona Terezinha Zungueta não quis permanecer sozinha e deu novamente um sim à vida matrimonial.

Os dois tiveram um casal de filhos. Antes, do primeiro casamento, ele teve cinco filhos, dos quais três estão vivos. Já ela, teve um filho no primeiro casamento

A família permanece unida e recebe o carinho e a amizade dos moradores da localidade de Missão Nova. O casal é um exemplo de amor e de amizade que resiste há mais de cinco décadas, quando se conheceram na pequena cidade do interior. Hoje, os desafios são outros e o mundo mudou, mas o amor permanece o mesmo.

Assuntos Relacionados