Após multidão em homenagem a Pe. Cícero, Basílica pede que fiéis acompanhem celebração de casa

A missa em memória da morte do patriarca juazeirense, que acontece todo dia 20, reuniu pessoas no mês passado. Autoridades religiosas temem aumento no contágio do coronavírus

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br
Legenda: Os devotos foram, no último dia 20, espontaneamente à Capela do Socorro, onde está sepultado o corpo de Padre Cícero
Foto: Roberto Bulhões

Após a última missa em memória da morte do Padre Cícero, que acontece todo dia 20 de cada mês, reunir dezenas de pessoas no largo da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, no mês de setembro, a Basílica de Nossa Senhora das Dores fez um apelo para que os fiéis passem a acompanhar a celebração através das plataformas digitais. Novamente, a celebração acontecerá no interior do templo e será transmitida pela internet para evitar aglomerações. 

A missa acontece nesta terça-feira (20), às 6h, com transmissão da TV Web Mãe das Dores. “Ainda estamos em tempo de enfrentamento à Covid-19 e, para preservar a vida, realizaremos em formato virtual. Não podemos esquecer que o coronavírus não acabou e os cuidados para evitar sua proliferação se fazem necessários”, ressaltou o reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José.    

Em setembro, após a autorização do funcionamento das igrejas, devotos se reuniram espontaneamente em frente à Capela do Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero, mas segundo a Basílica, o público esteve reduzido a 50% do habitual. A data marca seu falecimento, que aconteceu no dia 20 de julho de 1934, e desde então se tornou forte tradição do Município.  

Inicialmente, a missa seria campal, mas a Basílica preferiu realizar a cerimônia de portas fechadas como medida protetiva. Dentro da Capela só estarão a equipe de liturgia e o setor de comunicação da Basílica e da TV Padre Cícero.  

Limitação

As celebrações religiosas com a presença de fiéis foram liberadas, nas 57 paróquias da Diocese de Crato, que inclui a Basílica de Nossa Senhora das Dores, em 16 de setembro. As missas devem estar limitadas a 50% da capacidade, observando medidas de segurança, como o distanciamento entre cada participante, uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel no local.   

A Basílica de Nossa Senhora das Dores destaca que as pessoas de grupo de risco devem seguir acompanhando a programação pela TV Web Mãe das Dores, em casa. Os fiéis que desejam participar das celebrações de forma presencial nos fins de semana deverão se inscrever na Secretaria de Basílica. Na Capela do Socorro, aos sábados (às 17h) e domingos (6h e 17h), a missa é campal, sem necessidade de inscrição. 

Assuntos Relacionados