Itens que são checados numa revisão de moto

Manutenção é um bem necessário. Porém, há pessoas que têm dúvida sobre o que é feito nela

Concessionárias geralmente têm um setor de oficina e assistência técnica, que é onde você leva sua moto para fazer as revisões programadas e para consertá-la caso tenha algum problema.

Será que vale a pena levar a moto na concessionária para realizar estes serviços? Sim - esta é a resposta dos especialistas consultados. Primeiro, pela garantia. Caso o serviço não conserte o defeito, o cliente tem a garantia de fazer o serviço de graça.

Outro atrativo pelas autorizadas é quando você compra uma moto zero km, normalmente o fabricante dá a primeira e a segunda revisões grátis e, normalmente, estas revisões são feitas com 1000 e 3000 km respectivamente. Assim é o caso da Terra Motos - umas das autorizadas Yamaha em Fortaleza.

"Já para motos a partir de 150cc têm, nas duas primeiras, de 3.000 e 5.000, as revisões de graça", explica Helena Evangelista, consultora técnica da Terra Motos.

Segundo a profissional, é verificado vela, roda, óleo, eixo, entre outros componentes. Nestas revisões, você paga apenas pelo óleo de motor, se necessário a troca, e pelo filtro.

Na revisões seguintes tudo é tabelado pela fábrica e o cliente pagará a mais se a moto apresentar algum problema, como uma possível avaria na suspensão, por exemplo. Nestas revisões a mão de obra também é cobrada. É bom salientar ao proprietário de uma zero que a garantia da moto (que normalmente é de um ano) exige que as revisões sejam feitas em um concessionário, sob pena de ser cancelada.

Existem pessoas que fazem apenas duas revisões gratuitas e nunca mais voltam na concessionária. Normalmente encontram um mecânico de confiança que cobra mais barato pelo serviço ou ainda, fazem o serviço por conta própria.

Entretanto, para experts, é preciso saber exatamente o que deve ser feito na sua moto, para que não esqueça de nenhum item que possa comprometer a sua segurança. Nesse caso, o barato pode sair caro, sem nenhuma garantia oficial e se o serviço for mal feito, não ter a quem reclamar depois.

Na Honda, a revisão normal da Falcon custa 260 reais. 260 reais para trocar óleo e filtro, limpar o carburador, esticar e lubrificar a corrente, calibrar os pneus e lavar.

Na Honda também a mão-de-obra das duas primeiras revisões é gratuita. Nestas revisões, o proprietário deve arcar apenas com os itens substituídos, como óleo do motor e filtro.

Nas motocicletas até 300 cilindradas, a primeira revisão deve ser realizada aos 1.000 km ou 6 meses da data da compra. As revisões seguintes devem ser realizadas aos 4.000 km, 8.000 km, 12.000 km.

Saiba mais

Troca: a cada 3.000 km o óleo deve ser religiosamente trocado. Se puder, troque a cada 2.000. Mas não deixe passar de 3.000 nunca

Relatividade: dependendo do seu uso, deve-se limpar o carburador a cada 6.000 km. Se o uso da moto for diário (ou quase isso), pode-se prolongar até 9.000 km

Substituição: se está fazendo a manutenção correta da corrente de transmissão, então só vai começar a se preocupar em substituir o kit a cada 36 mil km ou mais?

Segurança: um dos itens mais checados é no quesito freios

Mais informações:

Terra Motos
Rua Visconde do Rio Branco 1998
Telefone: (85) 3464-2000
Auge Motos
Tel: (85) 4006-2500

Jota Pompílio
Repórter