Saneamento terá 1º leilão em setembro

Promete o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que em setembro será promovido o primeiro leilão de concessão de serviços de saneamento básico - sob o novo marco regulatório, aprovado há poucos dias pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República. O certame envolverá municípios do Estado de Alagoas. Marinho transmitiu esta informação a investidores internacionais, com quem se reuniu na última terça-feira, 28. O ministro revelou que, em parceria com o BNDES, está formatando uma carteira de grandes projetos nessa área, a qual, nos próximos 10 anos, mobilizará R$ 700 bilhões em investimentos, quase todos oriundos da iniciativa privada. Nordestino, conhecendo profundamente como poucos os problemas da região - e suas soluções, o ministro Rogério Marinho também avisou os investidores de que o saneamento é um dos braços do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Nordeste, que será implementado nos próximos meses. Para além do desassoreamento, do reflorestamento das matas ciliares e da preservação das nascentes dos rios, o programa prevê obras de saneamento nas cidades localizadas na área de influência dessas bacias. Bem, na opinião desta coluna, trata-se de uma promessa que se repete mais uma vez. Quem a repete agora, contudo, é um gestor público reconhecidamente competente e probo. Esta é a boa esperança de que, agora, será diferente.

Marquise

Diretor de Logística e Infraestrutura Portuária da CSN, controladora da Transnordestina Logística S/A, que constrói a ferrovia de mesmo nome, ligando os portos de Pecém e Suape às fontes de produção agrícola e mineral do Piauí, do Ceará e de Pernambuco, o economista cearense Pedro Brito elogia a qualidade dos serviços que a Construtora Marquise executa no trecho Missão Velha-Pecém. Brito disse nesta semana a um grupo de empresários, com os quais se reuniu por videoconferência, que a Marquise usa a melhor tecnologia e os melhores equipamentos nas obras de infraestrutura-- incluindo terraplenagem, drenagem e obras d'arte -- que preparam o solo para o lançamento da via permanente (os dormentes e os trilhos). No lado cearense, os trabalhos prosseguem.

Dinamismo

Prova de que a política é dinâmica pode ser colhida na vizinha Caucaia, onde uma família se dividiu pela eleição.

Sábado, 1º de agosto, a Caixa Econômica Federal abrirá no Ceará, das 8 às 12 horas, 27 agências - oito das quais em Fortaleza - para o pagamento de nova parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600. Serão atendidos os nascidos em fevereiro e março. Quando esse auxílio acabar, que acontecerá com os milhões de beneficiados?

Para que servem os Correios? Esta pergunta foi encaminhada a esta coluna por um profissional liberal que recebeu ontem, dia 28, um aviso da Receita Federal do Brasil, postado no dia 15 em Brasília. Ontem, ainda, o mesmo destinatário recebeu um boleto bancário para ser pago em 8 deste mês. Graças a internet o ele pagou em dia.



Assuntos Relacionados