O olhar feminino na supervisão de futebol profissional

Glória Freira, supervisora do Tirol, equipe em disputa na 2ª divisão do futebol cearense

Legenda: Glória supervisiona a equipe profissional do Tirol, um time do bairro Jacarecanga que inclui o esporte na vida de crianças e jovens da periferia
Foto: Denise Santiago / SVM

Supervisionar um time de futebol não deve ser uma tarefa fácil, logística de viagens, planejamento, estratégias para o bom desenvolvimento, essas são algumas das funções de um profissional de supervisão.

Tarefas da rotina de Glória Freire, de apenas 24 anos e com a missão de supervisionar uma equipe profissional do Centro de Formação de Atletas do Tirol, um time do bairro Jacarecanga que inclui o esporte na vida de crianças e jovens da periferia. 

Acompanhe o Elas no Esporte com Glória

Mudança

Antigamente, o time era denominado como Grêmio Recreativo, além do futebol, a agremiação também tinha a categoria de futsal, com atletas da base e profissional, com a mudança para o Tirol, a diretoria investiu na profissionalização e foi dessa forma que a Glória conseguiu o destaque.

Legenda: Gloria tem graduação em Gestão Desportiva e Lazer no Instituto Federal e através do Programa Academia e Futebol conseguiu uma oportunidade na equipe profissional do Tirol
Foto: DENISE SANTIAGO / SVM

A supervisora tem graduação em Gestão Desportiva e Lazer no Instituto Federal e através do Programa Academia e Futebol conseguiu uma oportunidade na equipe profissional.

"Todo dia é um desafio diferente, nossos atletas estão ali, são do bairro e precisamos ter uma atenção especial. Nosso carro chefe é a base, podemos lembrar do Erick Pulga, jogou no Tirol, na época era Pague Menos, Caio Vidal também, por isso é importante valorizar a base"

Tirol: Celeiro de craques 

Erick Pulga iniciou a trajetória no futebol amador e hoje é um dos principais nomes do Ceará. O atacante está sendo umas das peças de destaque no setor ofensivo de Vagner Mancini, o desempenho do atleta vem chamando atenção de outros clubes do futebol brasileiro e internacional.

Imagem do atacante Erick Pulga
Legenda: Erick Pulga iniciou sua carreira no futebol amador no clube
Foto: Foto/Arquivo Pessoal

Caio Vidal, vive o melhor momento no futebol europeu, cearense atualmente no Ludogorets Razgrad inicia a segunda metade da temporada como artilheiro da Copa da Bulgária. 

Legenda: Caio Dantas e Erick Pulga foram revelados pelo Tirol
Foto: Divulgação / CEFAT

Atletas que começaram em um clube formador e hoje despontam entre os destaques na prateleira do Futebol, e é sobre essa formação que Glória tem orgulho. O trabalho da supervisora se torna fundamental para o crescimento desses atletas.

De olho na primeira divisão

Glória Freire se concentra agora para as semifinais do campeonato cearense, onde a equipe está na disputa para o acesso à primeira divisão do estadual.

Tirol encara o Itapipoca no Estádio Perilo Teixeira, neste domingo às 16 horas. Pensando em todo bem estar dos atletas, Glória teve que montar uma estratégia de transporte, alimentação, hospedagem e ainda com o apoio da comissão técnica a supervisora também dá um suporte na lista de atletas lesionados, que precisam de uma atenção especial.

"Montamos todo um planejamento para que os nossos jogadores possam ter um bom desempenho em campo, são dias trabalhando para saber a melhor hospedagem, alimentação adequada, transporte com viagem confortável. Fico responsável por toda essa organização, precisamos subir para a primeira divisão do cearense", conclui Glória.



Assuntos Relacionados