Vacinação domiciliar de idosos em Fortaleza contra Covid começa nesta quarta com 100 contemplados

Dez equipes da Prefeitura trabalharão no primeiro dia de imunização oficial de idosos na Capital

Escrito por Mariana Lazari , mariana.lazari@svm.com.br
oxford
Legenda: Cada município adota as próprias estratégias para tentar buscar os faltosos
Foto: Camila Lima

Cem idosos a partir de 75 anos serão vacinados em domicílio nesta quarta-feira (27), primeiro dia de imunização oficial deste grupo prioritário em Fortaleza. Entre eles, estão os idosos que, devido a erro no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acabaram agendando vacinação no Centro de Eventos do Ceará, mas não se vacinaram.

Todos os municípios do Estado já receberam doses para aplicação neste grupo prioritário.

Segundo a SMS, na Capital, os idosos, que receberão o imunizante da Oxford/Astrazeneca, serão informados por e-mail e Whatsapp sobre a data da vacinação. Dez equipes trabalharão nesta quarta na imunização, circulando em rotas, em logística semelhante à implantada em 2020 para imunização contra a Influenza.

Segundo o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, mais 2.777 doses foram aplicadas na Capital nesta terça-feira (26). Com o número, a cidade chega a 23.632 pessoas vacinadas contra a infecção causada pelo novo coronavírus, de acordo com o gestor municipal.

Veja também

Para os idosos que optaram pela vacinação em drive-thru, a SMS garantiu que, em breve, "entrará em contato via e-mail e WhatsApp orientando com a data e local indicados".

Cada vacinado receberá duas doses da vacina, com intervalo de 12 semanas (três meses) entre elas.

A SMS informa que o agendamento para este grupo segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para todos os sistemas operacionais) e pelo site Vacine Já. E, tanto nas unidades hospitalares quanto no Centro de Eventos, até domingo (31), continuarão a ser vacinados trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais. Para ter o cadastro prévio validado, o profissional precisa apresentar documento de identidade com foto e comprovante profissional (contracheque, carteira de trabalho e declaração do equipamento de saúde em que atua).

Profissionais identificados

A secretaria reforça que os profissionais de saúde que realizarão a vacinação domiciliar estarão uniformizados e paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, eles apresentarão crachá de identificação da Prefeitura de Fortaleza.

Vacina de Oxford

Os idosos vão receber o imunizante de Oxford, cujo carregamento chegou ao Ceará no último sábado (23). O Estado recebeu 72,5 mil doses da vacina, parte de lote enviado pela Índia ao Brasil após período de impasse entre os governos dos dois países. 

Vacinas da Oxford/AstraZeneca foram enviadas do Rio de Janeiro após inspeção da Fiocruz
Legenda: Vacinas da Oxford/AstraZeneca foram enviadas do Rio de Janeiro após inspeção da Fiocruz
Foto: Fabiane de Paula

Vacinação de idosos no Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou que todos os municípios do Estado já receberam lotes da vacina que será aplicada nos idosos. As doses, porém, não são suficientes para imunizar toda a população cearense com 75 anos ou mais.

Por isso, a orientação para os municípios é de que sejam priorizados os idosos acamados, seguindo a listagem de prioridades a seguir:

1º - Idosos a partir de 75 anos acamados;
2º - Idosos a partir de 90 anos;
3º - Idosos a partir de 85 anos;
4º - Idosos a partir de 80 anos;
5º - Idosos a partir de 75 anos.

Apesar da orientação, os planos, ressalta a Sesa, são responsabilidade dos municípios.

O balanço mais recente da Sesa, atualizado às 12h20 desta terça-feira (26), mostra que 37.665 pessoas foram vacinadas no Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados