Shopping Iguatemi terá drive-thru para vacinação contra Covid-19; veja lista de quem será imunizado

Acesso à imunização ocorrerá por meio de acesso montado na Av. Sebastião de Abreu

Escrito por Redação ,
vacinação
Legenda: A vacinação começou às 14h50, no estacionamento do shopping
Foto: Camila Lima

O Shopping Iguatemi Fortaleza começou, nesta terça-feira (2), drive-thru para vacinação contra a Covid-19. A ação no estacionamento do centro comercial teve início pouco antes das 15 horas e é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até as 16h45, haviam sido vacinados 50 idosos. 

Os idosos que podem ser vacinados no centro comercial são aqueles que já estão cadastrados no site Vacine Já pela Prefeitura de Fortaleza.

O horário de atendimento, inicialmente previsto até as 22h, foi reduzido após decreto estadual com novas medidas para reduzir a disseminação da Covid-19. A partir desta quarta (3), a vacinação acontece até as 20h.

Segundo a Sesa, a imunização ocorrerá por ordem decrescente de idade. "É necessário apresentar documento com foto e CPF para ser vacinado", diz a Pasta.

> Veja lista de quem será vacinado no shopping nesta terça (2)

O acesso à imunização no Shopping Iguatemi ocorre por uma entrada localizada na Avenida Sebastião de Abreu. Não é necessário entrar no estacionamento do equipamento — haverá um acesso montado para o recebimento das vacinas. A vacinação no local seguirá de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com capacidade para imunizar mais de 330 pacientes por dia. 

A segunda dose da vacina ocorrerá em três meses. Os vacinados nesta terça receberão, por e-mail ou WhatsApp, o comunicado sobre a data e horário do retorno. 

vacina
Legenda: Idosos começam a ser vacinados no esquema de drive-thru
Foto: Camila Lima

O cordelista Geraldo Carvalho Pardal foi um dos primeiros a chegar para a vacinação realizada no estacionamento do Iguatemi, nesta tarde. Ele, que perdeu a mãe para a Covid-19, levou o pai, Geovane de Araújo Frota, de 88 anos. "Acho mais seguro (o esquema de drive-thru) do que estar numa fila”, avaliou.

vacinação
Legenda: Filho leva o pai para a vacinação no Iguatemi
Foto: Camila Lima

Geraldo relata que a mãe, Maria de Jesus Ribeiro, de 84 anos, morreu com Covid-19, no início da pandemia, em 26 de abril de 2020. “Ela já tinha tido pneumonia. Foi uma questão de dois dias. Estávamos todos isolados em casa, mas tivemos de ir ao hospital porque ela estava com falta de ar. Mas, quando fomos, ela estava nas últimas, ficou intubada e esperando a transferência de um hospital de Maracanaú para Fortaleza. Não deu tempo. Teve uma parada respiratória”, lamentou. 

idosa vacina
Legenda: Nesta tarde, Maria Thomázia Araújo Lima, de 89 anos, se vacinou contra Covid-19
Foto: Camila Lima

Maria Thomázia Araújo Lima, de 89 anos, saiu pela terceira vez de casa em quase um ano para tomar a vacina contra a Covid-19. Para ela, a imunização representa a esperança de resgatar uma vida social ativa.

“Estou doida para me soltar, passear, ir à casa dos meus irmãos, à missa”, listou. “Estou confinada desde que começou. Eu saí duas vezes durante todo esse tempo”, disse.

Quem pode se vacinar

vacinação
Legenda: A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru serão disponibilizadas no site da Sesa todos os dias
Foto: Camila Lima

Só podem ser vacinados os idosos já cadastrados no Vacine Já, da SMS. A prioridade será realizada de acordo com a idade dos cadastrados — os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 90 anos.

1º grupo: idosos acima de 90 anos;
2º grupo: idosos acima de 85 anos;
3º grupo: idosos acima de 80 anos;
4º grupo: idosos acima de 75 anos.

Como fazer agendamento

Os agendamentos para a imunização serão feitos, em um primeiro momento, com base na integração realizada com a Prefeitura de Fortaleza. As pessoas já cadastradas no Vacine Já serão alocadas nas agendas disponíveis.

A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru serão disponibilizadas no site da Sesa todos os dias.

A confirmação do agendamento será feita apenas pelo e-mail ou telefone inscrito durante o cadastro.

Veja também

“Nosso objetivo é reforçar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que tem sido grande parceira em toda essa luta contra a pandemia de Covid-19. Estamos disponibilizando equipes, insumos e estruturas para acelerar a vacinação, que é um momento relevante nesse enfrentamento à doença e muito esperado pela população cearense. Também agradecemos ao Shopping Iguatemi por ter apoiado e incentivado essa inciativa”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho , o Dr. Cabeto.

Esquema de drive-thru para imunização

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a imunização no formato drive-thru nesta terça no Centro de Eventos do Ceará, das 12h às 17h. A ação é voltada a idosos acima de 75 anos, cadastrados no site Vacine Já ou pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

A expectativa das equipes de saúde é de imunizar 250 pessoas no Centro de Eventos ainda nesta terça. Nos demais dias, o atendimento será das 9h às 16h. O acesso ao local se dá pelo túnel da Rua Firmino Rocha Aguiar. O estacionamento do local é gratuito para quem for se vacinar.

Idosos entre 75 e 90 anos deverão ser vacinados gradativamente, começando pelos mais velhos, conforme as recomendações federais e estaduais de priorização.

Vacinação em Fortaleza

A secretaria municipal da Saúde, Ana Estela Leite, afirmou, em transmissão ao vivo na manhã desta terça-feira (2), que a previsão é de que todos os idosos com mais de 80 anos devidamente cadastrados recebam a vacina até o fim de semana.

Balanço feito com informações até esta segunda (1º) indica que 45.585 pessoas receberam doses do imunizante contra o novo coronavírus. Apenas na segunda, conforme a titular da Pasta, foram 2.624 vacinados.

Tire todas as dúvidas sobre a vacinação em Fortaleza:

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados