Após dez anos, idoso recupera a visão ao receber primeiro transplante de córnea artificial do mundo

O procedimento pioneiro aconteceu em Israel

Está imagem mostra três pessoas. Da esquerda para a direita: uma médica, um idoso de máscara cirúrgica e um homem de máscara cirúrgica. O idoso lê um papel após recuperar a visão ao receber o primeiro transplante de córnea artificial do mundo.
Legenda: A córnea artificial possibilitou que o idoso voltasse imediatamente a conseguir enxergar
Foto: divulgação

Sem conseguir enxergar há mais de 10 anos, Jamal Furani, de 78 anos, recuperou a visão após se tornar a primeira pessoa a passar por um transplante de córnea artificial no mundo. O procedimento pioneiro aconteceu em Israel no início do mês e devolveu ao idoso a independência.  

Após a remoção das bandagens, a tecnologia habilitou imediatamente o paciente a conseguir enxergar. Jamal leu textos e reconheceu membros da família. 

O idoso já havia passado por quatro cirurgias para tentar voltar a ver, mas todas falharam. Devido a um edema e outras doenças, a córnea dele foi danificada, o que ocasionou a perda da visão. “Se minha esposa fosse viva e eu fosse completamente cego, não me preocuparia, acredite em mim, ela era meus olhos”, brincou o idoso em entrevista a um canal da TV israelense. 

Tecnologia inovadora

O procedimento faz parte dos estudos clínicos da startup CorNet Vision. “O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expectativas. O momento em que tiramos as bandagens foi emocionante e significativo. Temos orgulho de estar na vanguarda desse empolgante e um projeto significativo que sem dúvida impactará a vida de milhões ", disse, ao jornal Israel Hayom, o médico Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center Bahar, que realizou o procedimento.  

Conforme a empresa responsável pela tecnologia, a córnea sintética pode substituir uma córnea deformada ou opaca. Quando implantado, ele se integra ao tecido do olho. Outros 10 pacientes estão na fila para passar pela mesma cirurgia, todos em caráter de teste clínico.  

Está imagem mostra a primeira córnea artificial do mundo na palma de uma mão
Legenda: A CorNeat KPro é a primeira córnea artificial que se integra completamente com a parede do olho sem depender de tecido de doador
Foto: divulgação