Vídeo: Moradores filmam vazamento em barragem de Jati, no Ceará, momentos antes do rompimento

As imagens mostram que, mesmo antes da falha, as paredes já indicavam escape de água

Escrito por Redação , região@svm.com.br

Moradores flagraram, em vídeo, problemas na estrutura da barragem localizada no município de Jati, na região do Cariri cearense, momentos antes do rompimento da tubulação. Nas imagens é possível perceber umidade nas paredes do reservatório, além da evasão de líquidos na comporta da barragem. 

Segundo o geógrafo Clistenes Teixeira, doutor em Geologia com ênfase em mapeamento geotécnico e erosão hídrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o escoamento de água na lateral da estrutura já indicaria problemas.

"A umidade nas paredes não é uma situação normal", alerta Clistenes. 

"Pelo vídeo, isso já indica vazamento ou material mal construído. Uma das possíveis causas é o tipo de material que foi utilizado no aterro ou o caso de concreto de baixa qualidade. Mas é preciso fazer um laudo no local. Contudo, o fato de acontecer vazamento é uma indicação óbvia de que existe algo errado. A vida útil de um equipamento como esse é de, no mínimo, 40 anos", conclui o geógrafo, que também pesquisa sobre Recursos Naturais.

O Sistema Verdes Mares entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e questionou quanto a qualidade do material utilizado na obra. A Pasta, no entanto, não enviou nenhum posicionamento. Os engenheiros responsáveis pela obra, também não retornaram.

O MDR informou, no entanto, que já estão em andamento “os procedimentos necessários para a contratação de uma consultoria independente”, cuja finalidade será dar “maior celeridade” na apuração das causas do incidente na barragem da Transposição do Rio São Francisco, no município de Jati, na região do Cariri.

Rompimento

Na última sexta-feira (21), parte da tubulação na barragem rompeu, projetando um jato de água devido a alta pressão. O equipamento integra a obra de Transposição do Rio São Francisco, com as águas que passam pela tubulação correndo em direção o Açude Atalho, em Brejo Santo. 

A barragem em Jati foi inaugurada um dia antes do acidente, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho. 

Duas mil pessoas que moram no entorno da barragem de Jati foram evacuadas da região após a falha, secundo o MDR. 

Estrutura intacta

Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ceará, explica que a tubulação rompeu após a abertura de uma comporta da barragem, durante a sangria do reservatório. Ainda segundo Teixeira, o jato d'água causa um pequeno processo erosivo, mas que não aparenta comprometer a estrutura. 

"Na ombreira direita, tem uma tubulação que se inicia em concreto e depois um bloco, onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d'água é devido à pressão", explicou o secretário.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) iniciou as obras de reparo na parede da barragem e, segundo Tiago Portela, representante da Pasta,  "o período para recompor o talude da barragem, vai ser de sete a 10 dias".

Assuntos Relacionados