Umari registra chuva de 59 milímetros; ao todo choveu em 28 cidades cearenses

Para amanhã e sexta-feira (15), pode chover no do entorno de Fortaleza e do Pecém, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: Em Cedro o tempo ficou fechado, com nuvens carregadas
Foto: Marciel Bezerra

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em 28 cidades do Estado entre as 7 horas desta terça-feira (12) e 7 horas desta quarta (13). As cinco maiores precipitações foram observadas em Umari (58mm), Ipaumirim (46.6mm), Mauriti (27.8mm), Baixio (26mm) e Milagres (25mm).

De acordo com análise da Funceme, um sistema meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está sobre o centro-norte do Nordeste brasileiro, influenciando em sua borda a formação de nuvens desenvolvidas associadas à chuva.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explicou que no centro do VCAN há alta pressão, o vento sopra de cima para baixo, impedindo a formação de nuvens, mas já em suas bordas, ocorre o inverso.

“Quando a borda fica sobre o Nordeste e o centro sobre o oceano favorece a ocorrência de chuva”, pontuou.

Até hoje, segundo a Funceme, foram registrados em média neste mês de janeiro 10.3mm, ou seja, há um desvio negativo de 89.5%. A média para o mês é de 98.7mm. O amplo desvio, no entanto, tende a mudar ao longo do mês com o registro de novas chuvas. Para amanhã e sexta-feira (15), pode chover no do entorno de Fortaleza e do Pecém, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

Quadra chuvosa

Na próxima semana, a Funceme deve divulgar o primeiro boletim com previsão para o trimestre – fevereiro, março e abril deste ano. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) há uma tendência de chuva acima da média para a região noroeste do Estado e dentro da média para o centro-sul cearense.  

Assuntos Relacionados