Juazeiro do Norte terá novos quatro pontos de testagem rápida para a Covid-19

Em sistema de drive-thru, o morador com sintomas da covid-19 poderá passar por teste sem sair de seu veículo.

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br
Legenda: Stand sendo montado no largo do Santuário de São Francisco, em Juazeiro do Norte
Foto: Divulgação

Com objetivo de descentralizar a realização dos testes rápidos para a Covid-19, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está instalando quatro unidades de atendimento no Município. Os pontos de exames estão sendo erguidos na Rua Vereador Antonio Braz, bairro Limoeiro; em frente ao CRAS do bairro Frei Damião; em frente à praça da Igreja dos Franciscanos e outro em frente à Praça da Igreja do Socorro. A testagem tem início na tarde desta quarta-feira (10).

As unidades contarão com equipes de profissionais da saúde, como técnicos e enfermeiros, para atendimento ao público. Em sistema de drive-thru, ao chegar, o possível paciente passará por um diagnóstico prévio ainda em veículo. “Não precisa encaminhamento. Lá, terá um profissional que fará os questionamentos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Evanusia de Lima.

Os espaços já estão sendo preparados e, nesta terça-feira (09), deve ser definida o dia de sua abertura. No entanto, ela pondera que os testes que serão utilizados têm sensibilidade maior a pessoas que estão com sintomas por pelo menos oito dias.

“Não atenderemos assintomáticos, porque corre o risco de ter casos negativos falsos”, pondera Evanusia. 

Hoje, Juazeiro do Norte testa, em média, 200 pessoas por dia na Unidade Sentinela. Com ampliação dos exames, será possível identificar mais pacientes que estejam infectados, permitindo iniciar o tratamento antes que o quadro se agrave, bem como iniciar o isolamento para impedir a transmissão da doença a outras pessoas.  

Boletim 

No último boletim epidemiológico, a terra do Padre Cícero registrou 677 casos confirmados e outros 20 suspeitos do Município. Entre os pacientes confirmados há 16 hospitalizados, 324 em isolamento domiciliar, 312 que já estão recuperados e 25 óbitos.   

 

 partir desta segunda-feira (08), vigorou um novo decreto que estabelece a continuidade das medidas de isolamento social no Município. Seguindo a orientação do Governo do Estado, Juazeiro do Norte permanece na fase de transição quanto ao Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais. 

Nesta semana, o Município manterá as regras que estão em vigor desde o dia 1⁰ de junho, no Plano de Flexibilização Responsável do Distanciamento Social, o qual estabelece a retomada gradual dos setores do comércio, serviço e indústria, com normas e horários diferenciados. 

Assuntos Relacionados