Escolas privadas da Educação Infantil retomam aulas presenciais em Sobral

Escolas devem retomar com 50% da capacidade e oferecer sistema híbrido

Escrito por Redação ,
FOTO
Legenda: Escolas particulares de Educação Infantil retomam atividades presenciais em Sobral
Foto: Pedro Lynn/SVM

As escolas privadas de educação infantil de Sobral, na Região Norte do Ceará, retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (1°). As instituições devem abrir com capacidade de 50%, sistema híbrido e normas de distanciamento social.

Conforme o plano de retomada do município, escolas particulares dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° a 5° ano) também poderão voltar com atividades presenciais em 15 de fevereiro. 

Alunos, professores e funcionários dos grupos de risco da Covid-19 e estudantes que não quiserem voltar ao presencial devem continuar com atividades remotas. 

Os pais dos alunos que voltarem para as atividades presenciais devem assinar um Termo de Responsabilidade, "se responsabilizando por eventual contágio do coronavírus e suas respectivas consequências", detalha o documento. 

Lúcio Feijão, diretor de uma escola particular de Sobral, afirmou, entrevista ao Sistema Verdes Mares, que a instituição retomou as atividades com cerca de 12 alunos por sala, higienização de materiais, ambientes e marcação nas carteiras, para evitar a aproximação dos alunos. 

"Foi criado um comitê aqui na escola para trabalhar esses protocolos de limpeza, com álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento", afirmou. 

foto
Legenda: Salas devem ter 50% da capacidade e seguir distanciamento
Foto: Pedro Lynn/SVM

O diretor afirmou que a instituição irá abrir normalmente no Carnaval, que teve feriado suspenso, após recomendação do Governo do Ceará.

Rede Pública

A partir desta segunda-feira (1º), as escolas públicas da rede estadual estão autorizadas a retomar de aulas presenciais. As instituições públicas de Sobral retomaram as aulas de forma remota.

rede pública retoma aulas da educação infantil em 15 de fevereiro. Já os anos iniciais da rede pública serão retomados em 1° de março. 

Em 1° de março, deve ser lançado um decreto sobre o retorno das atividades presenciais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 

Protocolos 

Para retomar atividades presenciais, as escolas devem cumprir obrigatoriamente normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

  • Os assentos dos alunos devem ser colocados a uma distância de 1 a 1,5 metros em seus quatro lados;
  • Na falta de salas de aula, outros espaços devem ser adaptados, como refeitórios, salas multiuso ou áreas de lazer internas
  • Incluir sinalização e cartazes indicando pontos de encontro e de afastamento
  • Marcar o piso com linhas para que as crianças mantenham uma distância saudável e esperem a sua vez
  • Limpeza habitual de todas as salas de aula, móveis, corredores, áreas comuns, quadras esportivas e sanitários, escritórios administrativos, portas de acesso e internas, bem como o transporte escolar
  • Abrir portas externas e janelas com frequência para aumentar a circulação do ar nas áreas que se usam, limpam e desinfetam

Conforme o decreto municipal, crianças até 3 anos não devem utilizar máscaras faciais. Para alunos com mais de três anos, professores e funcionários, é obrigatório utilizar máscaras e trocá-las a cada duas horas. Professores e cuidadores também devem utilizar face-shield. 

Além disso, o plano de retomada pode ser alterado em caso de agravamento da situação da Covid-19 na cidade. 

Assuntos Relacionados