Chove em pelo menos 27 cidades cearense; Mucambo registra o maior volume com 60 milímetros

No campo, agricultores das regiões Centro-Sul cearense e Cariri começam a preparar as terras para o plantio dos grãos (feijão e milho) de sequeiro.

Legenda: As chuvas contribuem para manutenção do volume hídrico dos açudes cearenses
Foto: Wandenberg Belem

Entre as 7 horas desta quinta (14) e 7 horas desta sexta-feira (15), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 27 municípios. Os maiores volumes foram observadas em Mucambo (60mm), Ibiapina (25.8mm) e Missão Velha (10.4mm).

Os últimos três dias foram de bons eventos pluviométricos. As regiões mais beneficiadas com as precipitações foram a Ibiapaba e o Cariri cearense. A ocorrência das chuvas se deve à formação de áreas de instabilidade e a atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, apresentou um balanço das chuvas desta primeira metade deste mês de janeiro. "As chuvas ficaram 88% abaixo do normal. Até o dia 15, tivemos acumulado de 11,4 milímetros. Cabe ressaltar que as chuvas da pré-estação não têm qualquer relação com a quadra chuvosa".

No campo, agricultores das regiões Centro-Sul cearense e Cariri começam a preparar as terras para o plantio dos grãos (feijão e milho) de sequeiro.

“Acho que o inverno começa um pouco tarde, mas temos de fazer o trabalho agora e espero boas chuvas”, disse o produtor rural, Miguel Lima.

Previsões

Para hoje (15), a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e do Pecém, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

No sábado (16), o tempo deve permanecer com nebulosidade variável em todas as regiões e possibilidade de chuva na faixa litorânea. Para o domingo (17), a possibilidade de chuva na faixa litorânea permanece, e inclui chance de chuva no Maciço de Baturité.

 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará