Vídeo mostra confronto entre feirantes da Rua José Avelino e a Guarda Municipal de Fortaleza

Conforme relatos, o confronto teria durado cerca de uma hora e meia

Escrito por Redação ,
Confronto
Legenda: Feirantes da José Avelino relataram que a Guarda usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersá-los
Foto: Reprodução

Imagens mostram confronto entre feirantes da Rua José Avelino e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), na madrugada deste sábado (14), no Centro da Cidade. Conforme relatos, os agentes usaram balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar os comerciantes. 

Veja o momento do confronto:

Um feirante, de 51 anos, disse que o embate teria iniciado por volta da meia-noite e durado cerca de uma hora e meia. Ele preferiu não se identificar. 

“Eles chegaram já atirando. Não houve diálogo”, relatou. “Era tanto gás espalhado que eu não conseguia chegar no carro para ir embora”, disse, acrescentado ter presenciado “vários feirantes com hematomas e machucados” após o confronto. 

Veja também

A Prefeitura de Fortaleza informou que a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com apoio da Guarda Municipal, realiza fiscalização na área para garantir o ordenamento do espaço público, coibir o comércio irregular e verificar o cumprimento das medidas sanitárias de combate à Covid-19.

Na ação deste sábado (14), contudo, os ambulantes teriam resistido. Conforme a nota, eles usaram gradis para bloquear a pista, arremessaram pedras, outros objetos nos servidores e formaram barricadas com a queima de materiais.

"A Guarda Municipal precisou intervir para garantir a segurança e integridade física dos presentes, bem como a preservação do patrimônio público", diz em nota. 

A situação na região é antiga. Já houve diversos confrontos durante ações de ordenamento urbano e fiscalização na rua José Avelino e Avenida Alberto Nepomuceno.

Em fevereiro deste ano, dois ambulantes foram detidos por suspeita de agressão contra agentes da Agefis. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados