Vacinação em Fortaleza: idosos cadastrados no Vacine Já podem alterar local de imunização

Também foi liberado o atendimento sem precisar do agendamento prévio para os idosos com mais de 90 anos que forem ao Centro de Eventos do Ceará Shopping Iguatemi

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: idosos cadastrados para vacinação contra a Covid-19 no drive-thru ou a domicílio poderão alterar o local de vacinação
Foto: José Leomar/SVM

Os idosos cadastrados para vacinação contra a Covid-19 poderão alterar o local que escolheram se vacinar a partir desta sexta-feira (5), conforme anunciou a Prefeitura de Fortaleza. Além disso, também foi liberado o atendimento sem precisar do agendamento prévio, a partir desta sexta, para os idosos com mais de 90 anos que forem ao Centro de Eventos do Ceará e Shopping Iguatemi. 

Com as mudanças, veja como cada faixa etária do grupo prioritário terá acesso à vacinação: 

  • 75 anos a 89 anos: deve se cadastrar no Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
  • Acima de 90 anos: pode se dirigir a um dos locais de vacinação sem precisar de agendamento. 
  • Os idosos abaixo de 90 anos não podem ir diretamento ao drive-thru. 

Mudanças de local

A partir desta sexta-feira, é possível solicitar a mudança de drive-thru para domicílio ou de domicílio para drive-thru pelos telefones (85) 3452.6979 e (85) 3452.6990 ou por um link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Os emails com o link para a alteração serão enviados ao longo do fim de semana, por ordem decrescente de idade, conforme explicou Ana Estela Leite, secretária municipal da Saúde (SMS).

Veja também

Há cerca de 50 mil idosos cadastrados na modalidade domicilio e mais de 8,5 mil para a vacinação em drive-thru. Ana Estela ressalta que é importante verificar a fonte do e-mail e o procurar no spam. Os e-mails são enviados pelos endereços oficiais do programa: vacineja@sis.fortaleza.ce.gov.br e vacineja@sepog.fortaleza.ce.gov.br.

"Fiquem atento às comunicações que vão por email ou por WhatsApp. Algumas delas estão indo para o spam. Então tentem fazer essa busca, para que nenhum idoso perca a oportunidade dessa vacinação", alerta a secretária. 

Remarcação dos cadastrados no Centro de Eventos por falha do sistema 

A prefeitura está realizando o reagendamento dos 800 idosos que marcaram a vacinação para o Centro de Eventos, devido a uma falha técnica no sistema. Os que ainda não foram imunizados receberão uma mensagem no WhatsApp para marcar a vacinação, a domicílio ou nos drive-thrus. 

Também é realizado o reagendamento via WhatsApp de idosos que estavam agendados para receber a equipe de vacinação em casa e, devido algum imprevisto, não foram vacinados. A partir desde sábado (6), a secretaria vai revisar a lista de marcações a domicílio e entrar em contato com os idosos que não receberam, conforme a secretaria. 

"Nossas equipes de domicílio, algumas delas não conseguiram cumprir toda a rota prevista. Por alguma intercorrência, muitas vezes o idoso não estava na casa no momento que a equipe chegou", explica Ana Estela. 

Contatos oficiais do Vacine Já:

  • (85) 3452.6979
  • (85) 3452.6990
  • vacineja@sis.fortaleza.ce.gov.br
  • vacineja@sepog.fortaza.ce.gov.br

Drive-thru para agendados

Os idosos acima de 75 anos estão sendo vacinados nos drive-thru instalados no Centro de Eventos e no Shopping Iguatemi. As secretarias da saúde do Estado e do Município reforçam que o atendimento é para aqueles que já haviam realizado o agendamento por meio do site Vacine Já ou do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

A lista de cadastrados está sendo divulgada dirariamente no site da Sesa e da Prefeitura de Fortaleza. As pastas afirmam que estão entrando em contato com os idosos através dos telefones ou e-mails informados no cadastro. 

Vacinação 

De acordo com o balanço da prefeitura, 56.461 mil já foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza. Nesta quinta-feira (4), 4.635 pesssoas receberam a primeira dose do imunizante. 

A campanha de imunização contra a Covid-19 começou no último dia 18 na Capital, após a chegada de 218 mil doses da vacina CoronaVac. O estado já recebeu 334,9 mil doses e deve receber mais 115 mil doses nesta sexta-feira (5). 

Os primeiros grupos prioritários a serem vacinados são os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, conforme o Plano de Vacinação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

Os profissionais de saúde são vacinados em suas unidades de trabalho e no Centro de Eventos; neste último mediante agendamento no Vacine Já. "Já estamos concluindo a rede hospitalar de Fortaleza. Já vacinamos todos os das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e de laboratórios, que trabalham no enfrentamento à Covid-19", afirmou a secretária Ana Estela. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados