Vacinação de professores e profissionais da Educação começa em todo o Ceará neste sábado (29)

A imunização será por ordem decrescente de idade e começa pelo ensino básico

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Foto de professora de máscara em sala de aula vazia
Legenda: Lista de agendados deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira (28)
Foto: Wandenberg Belém

A vacinação de profissionais da Educação contra a Covid-19 começa oficialmente em todo o Ceará neste sábado (29). Neste primeiro momento, serão vacinados professores, diretores, coordenadores, auxiliares, entre outros, por ordem decrescente de idade, começando pelo ensino básico público e privado, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa).

Em Fortaleza, o prefeito Sarto Nogueira anunciou que 300 profissionais da educação básica residentes na Capital serão agendados para vacinação neste sábado, começando pelos que têm maior idade. A meta, conforme o Plano Municipal de Vacinação, é vacinar 78,6 mil trabalhadores.

Os profissionais serão vacinados no município em que residem. Para o agendamento, é preciso ter cadastro na plataforma Saúde Digital.

Veja também

A ordem de prioridades a ser seguida é: creches, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. Grupos integram a 4ª fase da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que começou em Fortaleza na última segunda (24) pela população em situação de rua.

Decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que envolve Governo do Estado e gestores das 184 cidades cearenses, nesta sexta-feira (28).  

Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, já iniciou a vacinação de professores nesta quinta-feira (27), com meta de aplicar 1.200 doses por dia.

A Sesa ressalta que os ainda não vacinados das fases anteriores seguem sendo agendados e vacinados simultaneamente.

Veja também

DOCUMENTAÇÃO PARA O RETORNO PRESENCIAL

Segundo a Sesa, no ato da vacinação, além do comprovante de agendamento, os educadores devem levar autodeclaração confirmando retornàs atividades presenciais após a imunização. Modelo pode ser baixado na plataforma Saúde Digital.

Os profissionais ainda terão de apresentar documentação que comprove o vínculo profissional (contracheque ou carteira de trabalho) para se vacinar. 

"Nos casos de escolas públicas, também é necessário que as secretarias municipais e estadual da Educação (Seduc) manifestem compromisso institucional de retorno das aulas presenciais tão logo as condições sanitárias permitam", pontua a Secretaria.

MUNICÍPIOS JÁ RECEBERAM DOSES

Camilo Santana afirmou, durante live na noite desta sexta-feira, que a Sesa já enviou doses de vacinas contra a Covid-19 para que os 184 municípios cearenses comecem a imunização de profissionais da Educação.

Vacinas para profissionais da educação sendo transportadas no Ceará
Legenda: As 22 Áreas Descentralizadas da Saúde do Ceará receberam vacinas nesta sexta para iniciar a nova fase
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

O governador disse que a meta é vacinar toda a comunidade escolar até julho. Camilo indicou ainda que esta nova etapa da campanha de vacinação poderá viabilizar o retorno presencial das aulas no segundo semestre. 

Assuntos Relacionados