Programação virtual de Dia das Crianças promove atividades artísticas e educativas gratuitas

Sem o contato presencial, a saída é incentivar que as crianças podem se divertir com o que têm em casa, além de estimular a participação dos familiares

Escrito por Redação ,
foto crianças
Legenda: Música, teatro, circo, literatura, fotografia e bate-papos estão presentes na programação
Foto: Reprodução/Instagram

Assim como a maioria dos eventos que aconteceram neste ano, as comemorações de Dia das Crianças também tiveram que se adaptar ao formato online. A boa notícia é que a estrutura virtual permite alcançar maiores públicos e de forma gratuita. Sem o contato presencial, a saída é deixar claro que as crianças podem se divertir com o que têm em casa além de, claro, estimular a relação com atividades artísticas e educativas. Os pais e familiares também estão convidados a acompanhar os pequenos. 

O que não falta é opção. Música, teatro, circo, literatura, fotografia e bate-papos estão presentes na programação. Confira:  

Liga da Alegria 

Foto Liga da Alegria
Legenda: Além da diversão, a transmissão será uma oportunidade de ajudar o Instituto Jô Clemente
Foto: Reprodução/Instagram

Segunda (12), às 15h, no Youtube

No Dia das Crianças a garotada vai poder curtir uma live especial da Liga da Alegria. Os personagens receberão como convidados o mágico Ossamá Sato e Chiquinho HB. Além da diversão, a transmissão será uma oportunidade de ajudar o Instituto Jô Clemente, seja com doações em dinheiro ou roupas, calçados e brinquedos.

Dragão das Crianças

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará uma edição on-line do Dragão das Crianças, tradicional programação alusiva à data. Na segunda-feira (12), a partir das 15h, será lançada a exposição fotográfica virtual "Curumin-Erê-Menina", do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves, que apresentará 30 registros infantis apresentados em foto-montagens inspirados no painel Paz, da obra "Guerra e Paz", de Cândido Portinari. A mostra poderá ser conferida até o dia 31 de outubro no site do Centro Dragão do Mar.

No mesmo dia, às 16h, no canal do Dragão do Mar no YouTube, será exibido o espetáculo virtual "O Palhaço Mágico", do ator, mágico ilusionista e palhaço Getúlio Dionísio, mais conhecido como "Tio G". O projeto, que integra a programação de apresentações da convocatória Arte em Rede, une ilusionismo e humor, ao mesclar números mágicos com as divertidas trapalhadas do palhaço Poupancinha.

 Às 17h, será lançada a 10ª edição do TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Quem abre as apresentações é o Palhaço Tomate, da Argentina, com três números e uma aula de escultura de balões. Em seguida, a artista pernambucana Odilia Nunes apresenta "Ester" e o também pernambucano Luciano Pontes, da Cia Meias Palavras, inicia sua imperdível contação de história. A cantora e atriz Natasha Faria encerra com o show "Doidice que Dá". Além dos espetáculos cênicos, haverá aulas de confecção de brinquedos reciclados e de escultura de balão. A live será transmitida no canal da Invento Produções Culturais no Youtube.

 Na terça-feira (13), a partir das 17h, o IGTV do Dragão do Mar exibirá o espetáculo virtual "Histórias do meu pequeno interior", do Coletivo Miúdo de Teatro. No cenário em miniatura que reproduz uma casa de barro típica do sertão do Ceará, o grupo conta histórias poéticas que permeiam o imaginário fantástico nordestino.

O Museu de Arte Contemporânea, por meio do Núcleo Educativo, traz uma programação de palestras formativas em torno das temáticas arte e políticas de acesso à primeira infância. Na quarta-feira (14), às 16h, a artista, professora e pesquisadora Luciane Goldberg e a arte-educadora Sara Nina conversam sobre "Arte Educação na Primeira Infância", bate-papo que será mediado pela artista, arte-educadora e coordenadora do Núcleo Educativo do MAC, Cris Soares. 

Já na quinta-feira (15), às 17h, o educador e intérprete de Libras, Vinícius Scheffer (MAC), receberá Saulo Moreno, museólogo e coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC), e Maria Rita Valentim, educadora do Museu de Arte do Rio e pedagoga em formação pela UNIRIO, para uma conversa sobre "Educação em Museus de Arte e Infância". As lives serão transmitidas no Canal do Dragão do Mar no YouTube.

Mostra especial mês das crianças

​Segunda-feira (12), no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Nesta segunda-feira (12), a programação em comemoração ao Dia das Crianças inicia às 16h30, com o músico Aécio Diniz. A atividade propõe uma vivência em educação musical por meio de objetos usados no cotidiano e que podem ser reutilizados, tais como: latas, tampas, tubos, garrafas e pedaços de madeira.

Foto Aécio Diniz
Legenda: A atividade propõe uma vivência em educação musical por meio de objetos usados no cotidiano
Foto: Reprodução/Instagram

Logo em seguida, às 17h, as crianças recebem de casa o espetáculo "Ch@furdo", que conta a história de três irmãos que se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo da apresentação eles vão descobrindo diversas formas de composição musical. 

Mês da Criança no Theatro José de Alencar

Aos sábados de outubro, no canal do Youtube do Theatro José de Alencar

A criançada poderá curtir uma faixa especial aos sábados de outubro (17 e 24), às 16h, no Youtube do Theatro José de Alencar. A programação conta com histórias, circo, cultura popular, audiovisual, teatro e outras atividades. No sábado (17), de 16h às 17h30, a dinâmica inicia com o "Contando Histórias". Em seguida acontece a "Visita Espetacular Virtual", com o Instituto Teatro Público. O "Minuto Quarentena Kids" apresenta o primeiro episódio, intitulado "O dançarino feliz", de Mauricio Mazza, Caio Portela e Fabrízia Portela. A programação segue com contação de histórias com Milena Fernandes Correia e o Grupo Baú de Histórias. Com repertório de literatura, estão o "Chá Fabular", de Julia Barros e "Dragão, menino do mar", com Amanda Nunes e Lenina Silva.

Na próxima semana, no dia 24, acontecem as apresentações teatrais e circenses. Flávio Rocha performa o espetáculo “Tio Flavinho e os Seus Brinquedos Cantados”, a partir das 16h. Às 17h, é a vez do “O Balé Aéreo”, de Renata Saturno. 

Assuntos Relacionados