Como aproveitar oportunidades para empreender na crise?

Perceber as novas necessidades dos clientes e planejar o negócio com lucidez são alguns dos passos fundamentais para estabelecer um negócio durante a crise.

A crise ocasionada pela pandemia de covid-19 acarretou diversas adaptações aos modelos antigos de trabalho e um novo conceito de normalidade precisa ser compreendido para que o consumo se torne sustentável no pós-crise. Para isso, é fundamental que o empreendedorismo esteja presente na construção deste cenário.

As mudanças na rotina trouxeram novas necessidades dos consumidores e entender essa demanda é uma das etapas fundamentais para que os empreendimentos se consolidem.

“O cearense é um empreendedor nato, é o que chamamos de perfil de empreendedorismo por necessidade. Então, ao perder o emprego, ele consegue perceber a chance de fazer algo novo e faz”, sugere a coordenadora dos cursos de graduação e pesquisa da Faculdade CDL, Marília Marinho.

De acordo com o relatório anual do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), elaborado em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o empreendedorismo deve atrair 25% dos brasileiros e atingir a maior taxa já apontada nos últimos 20 anos.

Isso porque, novos métodos de trabalho precisam nascer para atender às novas necessidades dos consumidores.

O que as pessoas procuram em tempo de crise?

Segundo a representante da FCDL, a condição de isolamento social obrigou as pessoas a passar mais tempo dentro de casa e, por isso, elas tomaram como prioridade tornar a rotina mais agradável e eficiente.

“Temos que entender que são as mesmas pessoas, com hábitos novos. Quando você começa a fazer novas coisas em casa, começa também a querer mais automação para sua casa e isso muda as prioridades”, desenvolve.

Essa mudança de hábitos na rotina traz como consequência a mudança de hábitos de consumo, o que oportuniza o comércio de produtos que outrora não eram prioridade.

“A necessidade de deixar o sapato fora de casa abre espaço para vender sapateiras, por exemplo. Era um objeto que já existia, mas agora estamos mais tempo em casa, então queremos uma melhor e ela se tornou fundamental”, demonstra.

Porque é possível empreender em tempos de crise?

“Estudos comprovam que sempre que se tem uma crise surgem diversos tipos de oportunidades, na maioria são negócios que se apresentam como uma forma de reverter um quadro de pessimismo”, as palavras são da assessora executiva do Sebrae/CE, Alice Mesquita. 

Apesar das inúmeras oportunidades, é necessário tomar alguns cuidados para manter a saúde dos negócios. 

“Fazer um planejamento prévio é essencial, isso vai apresentar com clareza o prazo de retorno do investimento. A ansiedade e às vezes a necessidade pelo retorno imediato pode ser crucial para o negócio”, alerta Alice. 

Confira algumas dicas para empreender na crise: 

  • Observe a concorrência;

Isso dá a oportunidade de oferecer o serviço que o seu consumidor  precisa, já sabendo dos prós e contras do mercado.

  • Faça um planejamento prévio;

Isso vai ajudar a manter os pés no chão, apresentar com clareza o prazo de retorno do investimento.

  • Não gaste além do necessário;

Em épocas de crise, o consumidor também se preocupa com a saúde das suas finanças. Por isso, é necessário organizar os custos para repassar o produto com um preço competitivo.

  • Aproveite os conteúdos gratuitos;

Diversas palestras, lives e cursos são oferecidos diariamente com temáticas importantes, inclusive para quem está dando os primeiros passos no mundo dos negócios.

  • Formalize seu empreendimento.

É importante que, mesmo no começo, o empresário adeque seu trabalho ao MEI (microempreendedor individual) ou ME (micro empresário), isso vai proporcionar condições diferentes na relação com o cliente.