Mulher faz buzinaço por 8 km para comemorar divórcio de ex-marido abusivo no DF; veja vídeo

Aposentada Tânia Lacerda, usou a buzina e latinhas amarradas ao parachoque do carro para comemorar o divórcio

A técnica de enfermagem aposentada Tânia Lacerda, 55 anos, comemorou o fim de seu divórcio com um buzinaço de 8 quilômetros entre Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal, na última terça-feira (25). De acordo com o g1, a reação que repercutiu nas redes sociais foi motivada por ter resistido a mais de duas décadas de abusos físicos e emocionais de seu ex-marido. 

Ao longo do trajeto, Tânia usou a buzina e latinhas amarradas ao parachoque do carro para comemorar o divórcio e, no vidro traseiro do veículo, escreveu "enfim divorciada". Segundo ela, o casamento que durou 36 anos foi um relacionamento abusivo, que precisava chegar ao fim.

"Quando eu soube que a justiça autorizou o meu divórcio, minha vontade foi de gritar aos quatro cantos do mundo que consegui sair dessa prisão. Foi uma sensação de liberdade, uma alegria imensa".
Tânia Lacerda
Aposentada

Para a aposentada, é um mistério como ela conseguiu resistir ao casamento por tanto tempo. "Nem sei como consegui viver tantos anos assim. Quantas vezes passei por situações que minha família nem ficou sabendo".

CORAGEM PARA PEDIR DIVÓRCIO

O Distrito Federal registrou um aumento de 47% dos casos de feminicídio em Brasília em 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF. Em 2020, contabilizou 17 mortes, que aumento para 25 no ano seguinte. 

Foi justamente das histórias de feminicídio que a recém divorciada conseguiu ter coragem para pedir o divórcio. Para ela, o caminho para decidir a separação foi "longo e de muito sofrimento", já que o primeiro episódio de agressão aconteceu há 20 anos.

"Nós, mulheres, sempre achamos que o parceiro vai mudar, mas eles não mudam. A gente tem que tomar consciência e buscar nosso amor próprio pra sair desses ciclos de abuso".
Tânia
Recém-divorciada

RELACIONAMENTO ABUSIVO

Em um dos episódios de agressão, o ex-marido de Tânia pegou um facão e cortou uma porta inteira da casa de sua mãe. "Nesse dia eu tive muito medo, e não voltei pra casa. Mas, por questões de dinheiro, acabei voltando depois".

A aposentada ainda explicou que existem muitos motivos que prendem mulheres em relacionamentos como esse, como a ideia de um casamento ideal feito para durar. "Eu me casei em uma época em que o casamento era pra sempre. Pra ver os filhos cresceram, e envelhecer juntos, um cuidando do outro. Mas, com o tempo, eu entendi que só eu estava nesse casamento. Eu sofri muito, e fui perdendo até minha saúde", conta.

Após o divórcio e a sensação de ser livre, Tânia comemora: "agora é vida nova. O pior já passou, é passado".