IFCE de Iguatu abre inscrição para 190 vagas em cursos técnicos gratuitos

Inscrições podem ser realizadas até 4 de novembro, exclusivamente pela internet. As aulas terão início em 1º de fevereiro de 2021.

Legenda: Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxas de inscrição
Foto: Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos subsequentes, destinados para quem já terminou o ensino médio, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na cidade de Iguatu, no Centro-Sul cearense. O prazo se estende até o próximo dia 4 de novembro.

São ofertadas 190 vagas, distribuídas em cinco cursos:

  1. Agroindústria (tarde)
  2. Agropecuária (tarde)
  3. Nutrição e Dietética (manhã)
  4. Comércio (noite)
  5. Informática (noite)

A oferta dos cursos refere-se ao semestre 2020.2, previsto para iniciar no dia 1º de fevereiro de 2021. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Q-seleção. Para confirmar a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema eSolis, preencher o formulário e enviar a documentação exigida.

De acordo com o edital, poderão inscrever-se para essa modalidade de cursos, estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio. As aulas serão ministradas de segunda-feira à sexta-feira.

Processo

A seleção será feita por análise do histórico escolar do candidato e o resultado final, com a divulgação dos candidatos pré-matriculados, está prevista para o próximo dia 24 de novembro.

Do total de vagas, 50% serão reservados para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para candidatos egressos de escolas públicas, independente de renda.

A Instituição prevê também sistemas de cotas, de acordo com o edital, para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência (PcD).  

Todos os cursos do Instituto Federal são gratuitos. Não há cobrança de mensalidades. Também não são cobradas taxas de inscrição para esse processo seletivo.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará