IFCE de Iguatu abre inscrição para 190 vagas em cursos técnicos gratuitos

Inscrições podem ser realizadas até 4 de novembro, exclusivamente pela internet. As aulas terão início em 1º de fevereiro de 2021.

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxas de inscrição
Foto: Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos subsequentes, destinados para quem já terminou o ensino médio, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na cidade de Iguatu, no Centro-Sul cearense. O prazo se estende até o próximo dia 4 de novembro.

São ofertadas 190 vagas, distribuídas em cinco cursos:

  1. Agroindústria (tarde)
  2. Agropecuária (tarde)
  3. Nutrição e Dietética (manhã)
  4. Comércio (noite)
  5. Informática (noite)

A oferta dos cursos refere-se ao semestre 2020.2, previsto para iniciar no dia 1º de fevereiro de 2021. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Q-seleção. Para confirmar a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema eSolis, preencher o formulário e enviar a documentação exigida.

De acordo com o edital, poderão inscrever-se para essa modalidade de cursos, estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio. As aulas serão ministradas de segunda-feira à sexta-feira.

Processo

A seleção será feita por análise do histórico escolar do candidato e o resultado final, com a divulgação dos candidatos pré-matriculados, está prevista para o próximo dia 24 de novembro.

Do total de vagas, 50% serão reservados para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para candidatos egressos de escolas públicas, independente de renda.

A Instituição prevê também sistemas de cotas, de acordo com o edital, para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência (PcD).  

Todos os cursos do Instituto Federal são gratuitos. Não há cobrança de mensalidades. Também não são cobradas taxas de inscrição para esse processo seletivo.

Assuntos Relacionados