Homens se agridem em fila de agência da Caixa por causa da venda de senhas em Juazeiro do Norte

Caixa Econômica Federal disse que aumentou o quantitativo de vigilantes e recepcionistas para agilizar o atendimento e que inicia a triagem qualificada a partir das 6h30 da manhã

Escrito por Redação ,

Duas pessoas se desentenderam e causaram tumulto em uma fila da Caixa Econômica Federal, na manhã de quinta-feira (27), em Juazeiro do Norte, município localizado a 495 km de Fortaleza. A briga, de acordo com testemunhas, foi por causa da comercialização de senhas na fila de espera para sacar o auxílio emergencial do Governo Federal.

Em um vídeo gravado por um cliente na área externa do banco, é possível identificar dois homens se agredindo fisicamente com socos e empurrões. Outros clientes presentes no momento, tiveram dificuldade para separá-los.

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Uma testemunha que ficou na fila e presenciou o desentendimento disse ao Sistema Verdes Mares que o motivo da confusão é ocasionado por causa da venda de senhas. Ainda segundo a testemunha, muitas pessoas chegam ainda no dia anterior e dormem no local para tentar atendimento. E existem outras pessoas que permanecem na fila só para comercializar as senhas por R$ 50.

"É um descaso com a população do Juazeiro do Norte. O gerente da Caixa Econômica só entrega 80 senhas e tem gente que dorme aqui no dia anterior. As senhas são vendidas por R$ 50. Ontem [quarta-feira] vocês da reportagem mostraram que a Caixa diz que todo mundo é atendido, mas isso não é verdade", disse. 

Aumento do quantitativo de vigilantes

A Caixa informou por meio de nota que realiza ''ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários''. Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências aos sábados (700 no dia 29 de julho, 770 no dia 6 de agosto e mais 770 no último sábado - 22). 

Segundo a Caixa, no caso das agências de Juazeiro do Norte, a Caixa aumentou o quantitativo de vigilantes e recepcionistas para agilizar o atendimento, além de iniciar a triagem qualificada a partir das 6h30 da manhã e ainda conta com o apoio do Município na organização das filas e estrutura para recepcionar a população da região. 

Atendimento via aplicativo Caixa

O órgão diz ainda que os clientes podem utilizar o aplicativo Caixa Tem, que encontra-se estável, registrando uma média de 8 milhões de acessos diários e 330 mil usuários por hora.

Ainda segundo a Caixa, as unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.

A Caixa afirmou que vem sendo efetuada sinalização/delimitação dos pisos externos das agências, para organização de filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas, e a triagem da fila externa das agências, para acelerar o atendimento, que foi reforçado com vigilantes e recepcionistas na organização das filas e orientação ao público.

O banco reforçou também que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 13h, serão atendidas.

A Caixa orienta os beneficiários a priorizarem os serviços oferecidos no Caixa Tem para movimentação dos recursos do Auxílio Emergencial, do FGTS Emergencial e do Benefício Emergencial (BEm).

Denúncias

Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou por meio de nota que, foi acionada para atender a ocorrência, mas, após a chegada dos policiais militares, o tumulto já havia sido desfeito. Segundo a PM, o trabalho policial é realizado diariamente de forma preventiva no sentido de orientar a população no que se refere a manter o distanciamento social e o uso da máscara de proteção individual ao sair de casa. Acerca de fiscalização da comercialização indevida de senhas nas filas, é necessário que as pessoas realizem a denúncia sobre os fatos, pois, somente dessa forma os órgãos competentes podem agir devidamente.


A polícia disse ainda que  denúncias de aglomerações irregulares e comercialização ilegal de senhas podem ser feitas por meio do telefone 190, bem como por meio do registro da ocorrência em uma Delegacia de Polícia Civil, através do Boletim de Ocorrência – BO, que pode ser feito presencialmente ou por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), em qualquer horário do dia ou da noite. A Delegacia Eletrônica atende todo o Estado do Ceará.

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