Em primeiro dia de Fase 1, Centro de Juazeiro do Norte registra grande número de pessoas

Em poucas horas após as lojas reabrirem, pequenas aglomerações do lado de foram registradas. Comércio funciona das 9h às 17h

Escrito por Redação ,

Com o avanço para a Fase 1 do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, grande parte do comércio de Juazeiro do Norte reabriu as portas, na manhã desta segunda-feira (3), após cinco semanas em isolamento social mais rígido. Mesmo com a retomada gradual, foram registradas aglomerações, principalmente nas calçadas de algumas lojas.  

Segunda cidade com maior número de casos da Covid-19, alcançando 11.068 pessoas infectadas pela Covid-19, Juazeiro do Norte viu seu Centro ter um dia próximo do que costumava acontecer antes da chegada do novo coronavírus. Até para estacionar os motoristas tiveram dificuldades.  

Na Rua São Pedro, principal via comercial da cidade, apesar dos estabelecimentos ainda não terem o mesmo número de clientes pela limitação, nas calçadas muitos aguardavam do lado de fora, em pequenas aglomerações. “A gente tenta colocar, no máximo, 30% da capacidade da loja, mas do lado de fora não temos como ter o mesmo controle”, admite o gerente de uma loja de roupas, Almir Cavalcante.  

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, David Marrom, a fiscalização continua desde as primeiras horas da manhã e a equipe também se reuniu com a direção dos dois shoppings da cidade para que sejam apresentados seus planos de retomada. “A gente tem estado atento às questões das aglomerações, uso de máscaras, distanciamento dentro da loja e oferta de álcool em gel. Algumas já foram notificadas”, cita sem enumerar a quantidade, pois, a contabilização acontece ao fim do dia.  

Permissão 

Nesta etapa de retomada, há autorização para o funcionamento das cadeias da indústria química, artigos de couro e calçados, indústria metalúrgica e mecânica, saneamento e reciclagem, construção, artigos do lar, agropecuária, movelaria, tecnologia da informação, logística e transporte, automotiva, têxteis e roupas, indústria de serviço de apoio, comércio varejista, comunicação, publicidade e editoração. 

Os estabelecimentos poderão funcionar das 10h às 16h, porém, aqueles que possuem o selo Loja Mais Segura, emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (Sedeci), terão autorização ampliada das 9h às 17h. Os horários serão diferenciados em relação aos shoppings: das 12h às 20h para lojistas Loja Mais Segura e 13h às 19h para os que ainda não possuem a certificação.  

Já as indústrias irão funcionar em horário único das 7h às 17h e aos sábados todos os estabelecimentos da fase 1 abrem das 8h ao meio-dia. Todos os setores permitidos só poderão operar com apenas 40% do trabalho presencial. “Estamos otimistas com a retomada da economia, principalmente por ser na semana do dia dos pais, onde as vendas crescem”, comemora a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Zenilda Sena.

Selo 

A CDL esteve na manhã já foram feitas visitas na rua São Pedro, principal via comercial da cidade, explicando a importância de adotar o selo. Até agora, 144 lojas estão com a certificação. “Nós temos uma preocupação com a segurança nos estabelecimentos. A retomada requer muitos cuidados e o projeto visa ajudar empresários a se moldarem às recomendações do Ministério da Saúde, propiciando mais confiança e segurança para colabores e clientes”, justifica.  

A adesão ao selo é gratuita e pode ser feita no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Lá, o empresário preenche informações sobre as medidas sanitárias que tem adotado e anexa fotos comprovando sua implementação. Após receber a certificação, será disponibilizado um QR Code, onde o cliente pode avaliar a ações de segurança adotadas, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. 

Transporte

O transporte de passageiros intermunicipal voltou a ser permitido, mas ainda com restrições. O decreto limita o número de usuários do serviço a 30%, distância mínima e a necessidade do uso obrigatório dos EPIs como as máscaras de proteção facial. Outro ponto no regulamento destaca a obrigatoriedade da desinfecção constante dos veículos, a disponibilização de álcool em gel 70% aos passageiros, bem como informações sobre os cuidados na prevenção da Covid-19 durante o serviço. 

“Está tudo tranquilo até agora. Voltamos as rotas intermunicipais. A frota reduzida de acordo com o que foi pré-definido, mas o movimento é pequeno. Estamos fazendo a desinfecção dos ônibus tanto na garagem como nos terminais e reforçando o uso obrigatório de máscara para os passageiros”, ressalta o gerente da Auto Viação Metropolitana, a Via Metro, na região do Cariri, José Cláudio Maia. A empresa é responsável pelo transporte urbano em Juazeiro do Norte e, também, intermunicipal com os municípios vizinhos de Crato, Barbalha e Missão Velha.  

Assuntos Relacionados