Covid-19: Leitos de UTI de Barbalha registram 100% de ocupação

No Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, 93% dos leitos de UTI estão ocupados e enfermaria já demanda leitos extras

Escrito por Roberta Souza , regiao@svm.com.br
Legenda: Hospital Regional do Cariri (HRC) disponibiliza três leitos extras de enfermaria para atender demanda de pacientes com COVID-19
Foto: Antonio Rodrigues

O município de Barbalha, no Cariri cearense, atingiu a taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI neste sábado (16), de acordo com dados da plataforma IntegraSUS. A assessoria do Hospital Maternidade Santo Antônio confirmou que os 10 leitos ativos estão ocupados. Já os três disponíveis no Hospital Maternidade São Vicente de Paula também estão sendo utilizados, segundo a plataforma do Governo do Estado.

A situação do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte não é menos preocupante. A última atualização do IntegraSUS registrava taxa de 103,3% de ocupação dos leitos ativos de UTI. A assessoria afirma, porém, que o dado mais atualizado é o de 93%, com 29 dos 31 leitos de UTI sendo utilizados. Já no Hospital de Fraturas do Cariri, conforme o IntegraSUS, os três leitos ativos estão disponíveis.

Ainda no que diz respeito ao Regional, as enfermarias dedicadas aos pacientes com Covid-19 também estão lotadas, confirmando o significativo aumento de casos e as internações pela doença no município adiantadas pelos últimos boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau).

De acordo com a assessoria do Hospital Regional do Cariri, os 13 leitos de enfermaria reservados para pacientes com Covid-19 estão ocupados, o que exigiu a organização de três leitos extras para este fim. No momento, eles também estão sendo utilizados, correspondendo a uma taxa de 123% de ocupação.

Diante da evolução dos casos, a secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informou que o Hospital de Campanha, localizado no Ginásio Poliesportivo, será reativado nas próximas semanas.

“Cinco empresas apresentaram propostas para 40 leitos e encaminhamos para a Procuradoria Geral do Município analisar, avaliar, ver a idoneidade e capacidade para montar o equipamento. Tão logo tenha um parecer favorável, vamos formalizar o contrato”, antecipou Francimones Albuquerque, secretária da Saúde de Juazeiro.

Até o fechamento desta matéria, a secretaria de saúde de Barbalha ainda não havia se pronunciado.