Cidades do Interior começam a imunizar idosos ainda nesta semana

Crato e Sobral começaram a vacinação ontem (26), as demais iniciam o processo a partir de amanhã, como é o caso de Iguatu, na região Centro-Sul. Todos os idosos serão imunizados em suas residências

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Aos 117 anos, Luiza Alves da Silva foi uma das primeiras vacinadas na cidade de Sobral
Foto: Maristela Glaucia

Com exceção de Sobral, na região Norte, e Crato, no Cariri, que já iniciaram a vacinação contra o novo coronavírus em idosos na tarde de ontem (26), as demais cidades do Interior devem começar o processo ainda nesta semana. Embora a data de início seja heterogênea, o processo vai ser uniforme: todos os municípios vacinarão os idosos do público-prioritário em suas residências.

Iguatu, principal município da região Centro-Sul, começa a imunizar idosos acima de 75 anos amanhã (28). A cidade recebeu, ontem (26), 850 doses da vacina AstraZeneca, que serão exclusivas aos idosos. De acordo com o assessor técnico da Secretaria da Saúde do Município, Rafael Rufino, não será necessário nenhum cadastro por parte dos idosos. "A vacinação será feita em domicílio, pois temos o cadastro dos moradores atualizados com nome e endereço pelos agentes comunitários de Saúde".

Veja também

Para esta etapa, serão utilizados 32 veículos que atenderão as zonas urbana e rural. A estimativa é de imunizar 1.920 profissionais e 4.107 idosos.

Na cidade de Juazeiro do Norte também não será preciso que o idoso, ou responsável, realize o cadastro. A secretária da Saúde de Juazeiro, Francimones Albuquerque, explica que Município "vai seguir o banco de dados do E-SUS, que consta a identificação dos idosos. Todos eles serão vacinados em suas residências". A cidade recebeu 1.730 doses da AstraZeneca. A imunização deve começar ainda nesta semana.

Dentre as principais cidades de cada região do Interior, Quixadá, no Sertão Central, foi a única que ainda não definiu uma plano de vacinação para esta nova remessa de vacinas enviada. Embora o lote com as doses já tenha chegado ao Município, a contabilização do imunizante ainda não foi feita. A Secretaria de Saúde do Município disse à reportagem que está "levantando o quantitativo de idosos acima de 75 anos para que se possa saber quantos podem ser vacinados".

Ainda que não exista uma definição de quando a imunização terá início, nem quantos idosos serão vacinados, a Pasta antecipou que o processo será feito na residência dos idosos "para evitar o deslocamento e exposição desse público-alvo".

Processo iniciado

Em Sobral, a vacinação teve início pelos idosos acamados e com mais de 95 anos, 300 ao total. Após este público, serão vacinados os da faixa etária entre 90 e 94 anos, depois 85 a 90 anos e assim por diante. O Município recebeu 1.030 doses da AstraZeneca.

Em Crato, no Cariri cearense, a vacinação também teve início ontem (26). Porém, diferente das outras cidades, os idosos de lá precisam agendar o pedido de imunização.

A Secretaria da Saúde do Município disponibilizou o telefone 0800-2801318 para que os idosos ou seus responsáveis agendem a vacinação. Na ligação, deve ser informado dados como número do cartão do SUS, RG, CPF, endereço completo, nome da mãe e telefone. Ao todo, serão imunizados 910 idosos.