Após aumento de 2.900% nos casos da Covid-19 em apenas dez dias, Cariús implanta 'lockdown'

Aumento elevado no número de pacientes positivos motivou decisão da Secretaria da Saúde que entra em vigor neste sábado (13) e prossegue até o próximo dia 21

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br

A partir deste sábado (13), a cidade de Cariús, na região Centro-Sul do Ceará, vai adotar medidas mais rígidas para o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura decidiu implantar "lockdown" e, além disso, fechou os três acessos à cidade com barreiras sanitárias.

 

Todos os estebelecimentos estarão fechados, ficando permitido apenas o funcionamento de farmácias, funerária, postos de combustíveis e de lavagem de veículos e unidades de saúde.

Os mercadinhos, padarias, entrega de gás e água, somente poderão funcionar com venda por delivery (entrega em domicílio). As medidas restritivas se estendem às sedes dos distritos rurais.

O 'lockdown' é válido até o próximo dia 21 e a decisão da implantação foi aprovada por um comitê que avalia semanalmente a evolução dos casos e que reúne gestores do Município, representantes de igrejas, da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, do setor empresarial e de outras instituições.

Aumento

A adoção de medida mais rígida foi motivada mediante ao crescimento dos casos da Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (10), são 30 casos confirmados e dois óbitos por coronavírus, além de uma morte em investigação.

No começo do mês, dia 1º, a Secretaria da Saúde do Município registrava apenas um caso confirmado da Covid-19. O aumento foi de 2.900%.

“Ficamos muito preocupados com o aumento no número de casos, pois somos uma cidade pequena”, argumentou a secretária da Saúde de Cariús, Araqueline Louro. “Tem muita gente consciente, mas a maioria não obedece aos decretos e fica com aglomerações nas ruas, nos supermercados, e na zona rural estão nos açudes, em banhos e bebidas”.

A cidade de Cariús faz limite com Jucás, Iguatu e Várzea Alegre, que registram muitos casos da Covid-19. Além dessa questão geográfica, em maio passado, trabalhadores da construção civil que moravam no Rio de Janeiro retornaram à zona rural do Município, após ficarem desempregados. Há gestão suspeita que isso tenha contribuído para disseminar o novo coronavírus nas localidades de São Bartolomeu e na Barra do Felipe.

O prefeito de Cariús, José Fernandes Ferreira, solicitou apoio da Polícia Militar para que a medida seja respeitada. “Vamos ter reforço de mais agentes de segurança e de uma viatura. A circulação de pessoas só será em casos necessários, segundo prevê o decreto Municipal”, disse.

Medidas restritivas

No interior do Estado, já são cinco cidades sob regime de Lockdown. A mais recente a adotar a medida foi Jardim, no Cariri cearense. A implantação da medida mais restritiva de abertura de comércio e circulação de pessoas, a exemplo de Cariús, ocorreu por decisão da administração municipal.

Em outras quatro cidades a determinação partiu do Governo do Estado, que entrou em vigor no último dia 1º: Camocim, Itarema, Acaraú e Sobral, na região Norte. Maracanaú, na região Metropolitana de Fortaleza, também está em regime de 'lockdown'.

 

Assuntos Relacionados