Ação solidária recolhe mais de 7.500 bitucas de cigarro da orla de Paracuru, no litoral cearense

Em setembro próximo, o projeto Amigos do Mar vai instalar uma bituqueira e conscientizar frequentadores sobre a preservação ambiental

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: O cigarro possui mais de 4 mil substâncias tóxicas que podem prejudicar o meio ambiente.
Foto: Divulgação

A falta de cuidado do cearense e de visitantes com o meio ambiente é visível em pontos turísticos no acúmulo de lixo – garrafas PET, sacolas plásticas, restos de alimentos - e imagine, de pontas de cigarro. O litoral cearense sofre com esse tipo de poluição. Somente em Paracuru, foram recolhidas mais de 7500 bitucas de cigarro, nos últimos dois anos.

A limpeza da orla do Município faz parte do projeto Amigos do Mar, uma iniciativa do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - campus local. No próximo dia 20 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praias, será instalada uma bituqueira, na Praia do Ronco do Mar. O objetivo é contribuir com a limpeza da área e a preservação do litoral.

A coordenadora do projeto, professora Luciana de Castro, explicou que a ideia surgiu a partir dos mutirões de limpeza das praias de Paracuru. “Queremos oferecer um local adequado para o descarte das bitucas, resíduos sólidos com mais de quatro mil substâncias tóxicas”, pontua. “O descarte inadequado, na areia da praia, gera um impacto muito negativo no meio ambiente”.

Conscientização

Os estudantes trabalham na confecção da bituqueira, mas até a data da instalação, os pesquisadores buscarão conscientizar os comerciantes que trabalham próximo ao local sobre a importância do descarte adequado das bitucas e do lixo de uma forma geral. O esforço é para que os vendedores ambulantes sejam parceiros no incentivo aos frequentadores da praia para que usem o equipamento.

Legenda: O projeto Amigos do Mar promove a educação ambiental nas praias de Paracuru
Foto: Divulgação

A ação no próximo dia 20 de setembro será transmitida ao vivo pelo perfil do projeto no Instagram, para permitir que a população possa acompanhar a iniciativa sem que haja aglomeração na praia. A decisão segue orientações de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. Todos os participantes usarão máscaras durante a instalação da bituqueira.

Amigos do Mar

O Amigos do Mar é um projeto de pesquisa e extensão que tem como objetivo a caracterização dos resíduos sólidos e a promoção da educação ambiental nas praias de Paracuru, importantes destinos turísticos no Ceará.

Luciana de Castro frisou que durante esse período de pandemia, os mutirões de limpeza foram suspensos, mas o projeto tem funcionado por meio da transmissão de lives, vídeos e cartões virtuais educativos em redes sociais. Os materiais trazem orientações para o correto descarte de máscaras de proteção facial e de outros itens e produtos diversos.

Assuntos Relacionados