Vice-governadora Izolda Cela tem diagnóstico positivo para coronavírus

O marido dela, o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda, também foi diagnosticado com Covid-19

Legenda: É provável que Izolda tenha contraído o vírus do marido, que voltou ao Ceará na semana passada após viagem a Portugal
Foto: Foto: Kleber A. Gonçalves

A disseminação do coronavírus chegou ao centro do poder estadual cearense. A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, de 59 anos, testou positivo para o novo coronavírus e está infectada. Ela apresentou sintomas gripais e, após exame, constatou a doença. 

É provável que ela tenha contraído o vírus do seu esposo, o ex-prefeito de Sobral Clodoveu Arruda, o Veveu, que também testou positivo para a doença. O político chegou ao Ceará no fim da semana passada, após viagem a Portugal. 

Só após a chegada, ele apresentou sintomas e resolveu fazer exames. Veveu encontra-se em Sobral e Izolda está em Fortaleza.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.