Veja quem poderá entrar e sair de Fortaleza durante a vigência do novo decreto estadual

Equipes ligadas a instituições de Segurança Pública e trânsito farão o controle da entrada e da saída de veículos a partir desta sexta-feira (19)

Escrito por Redação,

Metro
Legenda: Ações iniciarão nesta sexta-feira (19)
Foto: José Leomar

A partir desta sexta (19), equipes ligadas a instituições de Segurança Pública e de trânsito farão o controle da entrada e da saída de veículos de Fortaleza, cumprindo novo decreto estadual para reduzir a circulação do coronavírus.

O decreto, que determina "toque de recolher" no Ceará entre 22h e 5h, entre outras recomendações, passou a valer nesta quinta-feira (18). 

Segundo a Secretaria da Segurança, serão montadas oito barreiras de fiscalização para abordagem de motoristas e passageiros.

Os deslocamentos intermunicipais ficarão restritos a casos listados no texto estadual. São eles: 

  1. por motivos de saúde, próprios e de terceiros, para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero;
  2. entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos;
  3. entre os domicílios e os locais de trabalho;
  4. para assistência ou cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis;
  5. para participação em atos administrativos ou judiciais, quando convocados pelas autoridades competentes;
  6. aqueles necessários ao exercício das atividades de imprensa;
  7. transporte de carga;
  8. de pessoas domiciliadas em mais de um município do Estado, desde que devidamente comprovados ambos os domicílios;
  9. de comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação deste Decreto, para estadia em estabelecimentos formais de hospedagem;
  10. por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

Comprovação

Para circular entrando ou saindo de Fortaleza é necessário "portar documento ou declaração subscrita demonstrando o enquadramento na exceção informada, admitidos outros meios idôneos de prova".

Decreto

As novas medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Ceará foram anunciadas na noite dessa quarta-feira (17) durante transmissão nas redes sociais de Camilo Santana. O comércio deverá funcionar de segunda a sexta-feira até as 20h. Após esse horário, apenas atividades essenciais têm autorização para seguir de portas abertas.

Aos fins de semana, restaurantes devem abrir até as 15h, enquanto o comércio, incluindo shoppings, encerram o expediente às 17h. 

A recomendação para o setor público, com exceção das atividades essenciais, é que o trabalho seja feito de forma remota. Esta mesma recomendação vale para empresas privadas, que devem evitar "ao máximo a circulação de pessoas". 

Já as escolas e universidades públicas e particulares devem, obrigatoriamente, paralisar o cronograma presencial de aulas a partir desta sexta. Aulas para crianças de até três anos e atividades práticas para o ensino superior serão mantidas.

Confira o anúncio do governador