Veja quem pode circular no horário do "toque de recolher" no Ceará

A determinação que restringe o fluxo em áreas públicas vale até o próximo dia 28 de fevereiro

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Toque de recolher vale entre 22h e 5h do dia seguinte.
Foto: Kid Junior

O "toque de recolher" em vigor a partir desta quinta-feira (18) nos 184 municípios do Ceará permite o fluxo de pessoas e veículos apenas para serviços essenciais. A restrição é entre 22h e às 5h do dia seguinte e está determinada no decreto nº 33.936, assinado nessa quarta-feira (17) pelo governador Camilo Santana. A medida é válida até dia 28 de fevereiro, dia que encerra o atual decreto.

Dessa forma, poderão circular em ruas e espaços públicos durante o "toque de recolher" usuários e funcionários dos seguintes segmentos:

  • Serviços públicos essenciais;
  • Farmácias;
  • Indústria;
  • Supermercados/congêneres;
  • Postos de combustíveis;
  • Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Segurança privada;
  • Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;
  • Funerárias. 

O secretário de Planejamento e Orçamento do Ceará, Flávio Ataliba, também acrescentou, em entrevista ao Sistema Verdes Mares, que motoristas de transporte por aplicativo e taxistas não serão afetados pela regra sanitária

"Reforço o espírito do decreto, que é garantir o emprego das pessoas, o máximo possível. Então, motoristas de aplicativo, que estejam regularmente funcionando, táxi... tudo continua como serviço essencial a partir de 22h", explicou.

Veja também

Fiscalização

Em Fortaleza, equipes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal deslocarão efetivo para patrulhamento nos principais corredores da Cidade, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

A partir das 22 horas, as composições adotarão ações educativas orientando a população a retornarem para casa. Se houver resistência, a pessoa será levada para uma delegacia para prestar esclarecimentos.

Das 17h às 5h, todos os dias, até 28 de fevereiro, quando termina a vigência do decreto, fica proibida a utilização de espaços públicos, tais como praças, "areninhas", calçadões e praias.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal farão vistorias nos locais e orientarão a população sobre a importância do cumprimento das medidas preventivas para evitar a proliferação da Covid-19.

Câmeras de videomonitoramento

Imagens capturadas pelas câmeras de videomonitoramento serão utilizadas para identificar pontos de aglomeração  e acionar as equipes de fiscalização até os locais.

O Corpo de Bombeiros Militar fará ação educativa na orla da avenida Beira Mar conscientizando os frequentadores sobre a importância de respeitar as normas do decreto estadual.

A iniciativa vai acontecer diariamente e se estenderá para todas as sedes dos quartéis do Corpo de Bombeiros em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior.

Decreto

As novas medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Ceará foram anunciadas na noite dessa quarta-feira (17) durante transmissão nas redes sociais de Camilo Santana. O comércio deverá funcionar de segunda a sexta-feira até as 20h. Após esse horário, apenas atividades essenciais têm autorização para seguir de portas abertas. Aos fins de semana, restaurantes devem abrir até as 15h, enquanto o comércio, incluindo shoppings, encerram o expediente às 17h. 

A recomendação para o setor público, com exceção das atividades essenciais, é que o trabalho seja feito de forma remota. Esta mesma recomendação vale para empresas privadas, que devem evitar "ao máximo a circulação de pessoas". 

Já as escolas e universidades públicas e particulares devem, obrigatoriamente, paralisar o cronograma presencial de aulas a partir desta sexta-feira (19). A determinação, enquanto durar a vigência do decreto, é que as instituições ofereçam apenas atividades a distância. 

Confira o anúncio do governador

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.