Veja o que abre e o que fecha nesta Quarta-feira de Cinzas

Com suspensões das festas de Carnaval, horários de funcionamento de alguns serviços foram alterados, e outros permaneceram iguais; confira a lista feita pelo Diário do Nordeste

Escrito por Redação ,
Pessoas fazendo compras no Centro de Fortaleza
Legenda: A recomendação dos últimos decretos prevê a abertura do comércio, pela primeira vez em 87 anos, durante o período carnavalesco
Foto: Natinho Rodrigues

Devido à pandemia e ao aumento de casos de Covid-19 na capital cearense, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a suspensão das festas de Carnaval deste ano, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular.

A recomendação dos últimos decretos prevê a abertura do comércio e serviços, da indústria e das escolas e universidades estaduais durante os dias de Carnaval. 

Também foi vedada a concesssão do ponto facultativo por todas as esferas de governo estadual, no período definido em calendário para a data comemorativa.

A recomendação dos últimos decretos prevê a abertura do comércio - pela primeira vez em 87 anos -, serviços, indústria, escolas e universidades durante o período carnavalesco. Neste cenário, veja o que abre e fecha nesta Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro de 2021.

Bancos

Funcionamento a partir das 12h desta quarta-feira (17), informou o Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará.

Lojas 

Funcionará normalmente das 9h às 20h, informou o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Fortaleza.

Shoppings

  • Os shoppings da Rede Ancar Ivanhoe em Fortaleza, North Shopping FortalezaNorth Shopping Jóquei Via Sul Shopping, terão o funcionamento de suas atividades, incluindo a praça de alimentação, das 9h às 20h. 
  • North Shopping Maracanaú segue com funcionamento normal, de 10h às 22h (lojas, quiosques e praça de alimentação).
  • Shopping Benfica terá o funcionamento de suas lojas e praça de alimentação de 9h às 20h. O Cinema Benfica funciona das 14h às 18h. O Shopping também conta com atendimento via delivery, pelo site: delivery.shoppingbenfica.com.br.
  • Grand Shopping abrirá normalmente de 10h às 20h, com o funcionamento de lojas, quiosques e Praça de alimentação durante o período. Os cinemas funcionarão de acordo com a programação, que pode ser encontrada no site do Centerplex.
  • No Shopping Iguatemi Fortaleza as lojas, opções de lazer, e praças de alimentação do shopping funcionam de 9h às 20h, enquanto os restaurantes estão abertos de 11h às 20h. Após esses horários, lanchonetes e restaurantes funcionam somente por delivery, para pedidos feitos por meio de aplicativos de entregas.
  • No Shopping Del Paseo, as lojas e quiosques funcionam de 9h às 20h. As praças e quiosques de alimentação abrem de 9h às 20h.  

Escolas

As escolas da rede pública anunciaram que os dias de Carnaval serão inseridos no calendário de aulas. Portanto, nesta quarta-feira (17), haverá aulas e/ou atividades normais para todos os estudantes.

E as escolas da rede privada também funcionarão neste período. O feriado foi reagendado para os dias 6 a 10 de setembro.

Universidades

  • Universidade Federal do Ceará seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Economia para 2021. Portanto, o funcionamento “não será afetado pela recomendação do Governo do Estado”. De acordo com as Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas da Instituição, esta quarta-feira (17) consta no Calendário Universitário como ponto facultativo e recesso letivo.
  • Em nota, a Universidade Estadual do Ceará informou que seguirá a recomendação do Governo do Estado no tocante ao funcionamento das instituições de ensino no período de Carnaval. Ou seja, as aulas e atividades estão mantidas neste dia 17.
  • Instituto Federal do Ceará declarou que uma portaria do Conselho Superior que os pontos facultativos referentes a esta quarta-feira (17) seja dia útil.

Saúde

Todas as unidades de Saúde do Estado do Ceará funcionarão normalmente.

Supermercados

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza seguem normais. O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h, informou a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Porém, pode acontecer de supermercados oferecerem horários diferenciados, portanto, fica a critério de cada uma das unidades. Quando isso acontece, eles informam em suas redes sociais.

Transportes

A frota programada para a semana de Carnaval será normal, tendo em vista que não haverá suspensão de atividades, informou a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) terá todas as suas atividades administrativas (lojas, unidades de negócio, núcleos de atendimento) funcionando normalmente. É importante destacar que os atendimentos presenciais devem ser marcados no site da companhia, que pode ser acessado aqui.

Correios

Com a suspensão do feriado de Carnaval no Ceará, a Superintendência Estadual dos Correios informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, hoje haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados