Vacinação drive-thru pretende imunizar mais de 800 idosos nesta quarta (3); veja lista de agendados

O atendimento nos locais segue até as 20h

Idoso é vacina dentro do carro durante imunização em formato drive-thru no shopping iguatemi
Legenda: Apenas os idosos que já estão cadastrados serão imunizados
Foto: José Leomar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou a lista de idosos acima de 75 anos que estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3), no sistema de drive-thru do Shopping Iguatemi. A vacinação no shopping segue de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com capacidade para imunizar mais de 330 pacientes por dia. No Centro de Eventos, onde são esperados imunizar 500 idosos por dia, a Secretaria Municipal de Saúde não divulgou a lista. 

Os idosos que podem ser vacinados no centro comercial são aqueles que já estão cadastrados no site Vacine Já ou pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza.  

> Veja lista de quem será vacinado no shopping nesta quarta-feira (3)

O acesso à imunização ao local ocorre pela entrada localizada na Avenida Sebastião de Abreu. Não é necessário entrar no estacionamento do equipamento — há um acesso montado para o recebimento dos idosos. 

Imunização no Centro de Eventos  

O drive-thru localizado no Centro de Eventos do Ceará estima vacinar 500 idosos acima de 75 anos e 3 mil profissionais de saúde nesta quarta-feira (3). A informação foi repassada pelo coordenador da Célula de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares.  

Entretanto, os dois grupos alvos da campanha de vacinação no local possuem portões de acesso diferentes: a entrada para os idosos previamente agendados será pela Rua Firmino Rocha Aguiar; já para os profissionais de saúde o acesso é pelo lado oeste, portão B

Ao chegar ao equipamento, o público-alvo passará por triagem, registro da dose, entrega do cartão de vacinação e a aplicação do imunobiológico. Doze equipes de enfermagem estão no local. 

"As pessoas estão sendo separadas por hora e por prioridade, porque como a gente tem idosos acima de 90 anos, a prioridade são eles para depois ir para os de 85 anos", explica o coordenador.  

O prazo para imunizar os cerca 8 mil idosos cadastrados na modalidade drive-thru é de até 10 dias. Somente após esse intervalo, é que novos cadastros serão abertos.  

"Nesse momento, o cadastramento para drive-thru está fechado. A gente só deve abrir quando concluir essa primeira fase que foi mais de 8 mil idosos cadastrados", pondera. No entanto, continua disponível o cadastro para vacinação domiciliar.  

Ainda de acordo com Erlemus Soares, nessa terça-feira (2), "mais 300 idosos, profissionais de saúde foram mais de 1.500” conseguiram receber a primeira dose da vacina, o que ele considera como “balanço positivo”, apesar de considerar o número de doses ainda insuficiente.  

“A gente deve, aproximadamente, imunizar cerca de 50% dos trabalhadores da saúde com a quantidade de doses que nós recebemos. Idosos são cerca de 30% nessa faixa de grupo prioritário”, pontua. 

Vacinação domiciliar e de profissionais  

Além do formato drive-thru, segue nesta quarta-feira a imunização dos profissionais da saúde da linha de frente do combate à pandemia, que estão sendo atendidos em seus locais de trabalho, assim como a vacinação domiciliar de idosos acima de 75 anos.

Campanha em Fortaleza  

A imunização contra a Covid-19 na Capital começou no último dia 18 de janeiro, após a chegada de 218 mil doses da vacina CoronaVac. Os primeiros imunizados foram os profissionais da saúde da linha de frente contra a doença.  

No dia 23 de janeiro, o Ceará recebeu doses do imunizante de Oxford o que possibilitou a Capital a ampliar a vacinação para os idosos com mais de 75 anos e profissionais da saúde que atuam em hospitais.   

Os idosos com mais de 75 anos começaram a receber a vacina nos próprios domicílios no dia 27 de janeiro. No grupo, a prioridade são os acamados, seguidos por aqueles que possuem mais de 90 anos, segundo orientação do Ministério da Saúde. 

E nesta terça-feira (2) começaram a funcionar os drives-thrus no Centro de Eventos e no Shopping Iguatemi.  

Tire todas as dúvidas sobre a vacinação em Fortaleza:

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza