Vacinação de adolescentes contra a Covid em Fortaleza começará a ser planejada esta semana

Informação foi divulgada pela Prefeitura de Fortaleza nesta segunda-feira (23)

Escrito por Redação,

Metro
Mão segurando vacina e seringa com dose de imunizante contra Covid-19
Legenda: Planejamento contemplará pessoas com idades entre 12 a 17 anos
Foto: Thiago Gadelha

Fortaleza começará, nesta semana, a planejar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23), pela secretária-adjunta da Saúde municipal, Aline Gouveia, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

"Esse planejamento, é claro, é feito junto com o Estado, e fica na dependência do número de doses a serem recebidas pelo Estado e pelos municípios", pontuou a secretária-adjunta.

Aline Gouveia reforçou que, independentemente da metodologia a ser aplicada para a imunização desse público, a população deve estar cadastrada no Saúde Digital. "Em breve, estaremos aqui dando essa boa notícia para essa população que também está ansiosa aguardando a primeira dose da vacina contra a Covid-19".

Caso a população tenha dificuldades em acesso a tecnologias, a secretária-adjunta listou que os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Cucas dos bairros José Walter e Jangurussu, o Centro Cultural do Canindezinho e terminais de ônibus da Capital auxiliam na realização do cadastro.

Vacinação em Fortaleza

Durante a transmissão, Aline Gouveia também divulgou balanço da imunização na Capital. Ao todo, segundo ela:

  • 1.704.008 pessoas receberam a primeira dose (D1);
  • 698.496 receberam a segunda dose (D2), completando o esquema vacinal;
  • 26.946 outras receberam a vacina da Janssen, aplicada apenas uma vez.

Conforme a secretária-adjunta, 89% da população adulta recebeu a D1 ou a vacina da Janssen. Nesta segunda, mais de 35 mil pessoas estão agendadas para recebimento da D2 na Capital.

Veja lista de agendados desta segunda-feira (23)

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

  1. Acesse o site Saúde Digital
  2. Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
  3. Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
  4. Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realiza agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta etapa da vacinação.
  5. Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
  6. Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
  7. Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO? 

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permitido mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.