Fortaleza e Guaramiranga não recebem primeiro lote de vacina da Janssen, distribuído a 182 cidades
O imunizante de dose única chegou ao Ceará nesta quinta-feira (24)
O primeiro lote da vacina da Janssen contra a Covid-19 distribuído no Ceará nesta sexta-feira (25) não contemplou Fortaleza e Guaramiranga. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), as 61.100 doses que chegaram nesta quinta (24) foram enviadas a 182 municípios.
Veja também
A Capital só será contemplada com o imunizante, o único aplicado em dose única, nos próximos lotes, devido ao número restrito de doses que seriam destinadas ao Município neste primeiro carregamento.
Logística de distribuição foi discutida diretamente entre a Prefeitura de Fortaleza e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). A definição, portanto, não foi tratada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta sexta.
Vacinação em Guaramiranga
Já Guaramiranga não recebeu as doses da Janssen por já ter em estoque vacinas suficientes para imunizar toda a população adulta de 18 a 59 anos.
O município da região do Maciço do Baturité já vacinou mais de 50% da população adulta. A Sesa projeta que até domingo (27) 100% dos adultos da Cidade estarão vacinados.com a primeira dose.
O avanço da campanha de vacinação em Guaramiranga se deu, segundo a Sesa, pela quantidade menor de habitantes da cidade, que tem 5,1 mil moradores. Destes, 4.002 são pessoas adultas, o que facilita o acompanhamento da eficácia da vacinação.
"Além de vacinar todos os habitantes adultos, Guaramiranga também irá ser objeto de monitoramento, com toda a população adulta vacinada participando de inquérito que avaliará a resposta imune e a falha vacinal, por meio de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos", informa a pasta estadual.
Brasil já recebeu mais doses da Janssen
O Brasil recebeu nesta sexta um lote com 2.052.350 doses da vacina contra Covid-19 da Janssen, doado pelos Estados Unidos. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Outro carregamento com mais de 942 mil doses deve chegar neste sábado (26), totalizando os 3 milhões de doses, segundo o Ministério da Saúde. O imunizante é o único aplicado em dose única, o que deve acelerar o programa de imunização.