Ceará recebe dois novos lotes com 322.130 doses de vacinas contra a Covid-19

Os imunizantes serão usados para D1 e D2, segundo o Ministério da Saúde

Escrito por Redação ,
Vacinas anticovid Ceará
Legenda: Os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Ceará recebeu nesta quinta-feira (26) dois novos lotes com 322.130 doses de vacinas contra a Covid-19. Desembarcaram 194.600 imunizantes da CoronaVac e 127.530 da Pfizer, que serão usados para aplicação da D1 e D2, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o governador Camilo Santana, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde.

Veja também

"Seguimos nos empenhando para que todos os cearenses tenham acesso à vacina o mais rápido possível", escreveu o chefe do Executivo estadual nas redes sociais.

Vacinação de adolescentes

No sábado (28), começa a vacinação do público geral de 12 a 17 anos, alcançando a faixa etária de 16 anos. Na repescagem para primeira dose, o agendamento chega a pessoas de até 27 anos.

Segundo a Prefeitura, pessoas que perderam o agendamento da D2 ou chegaram à data limite informada no cartão de vacinação também podem buscar atendimento.

Nesta sexta-feira (27), o Centro de Eventos tem todas as marcas de imunobiológico, os postos de saúde possuem a vacina da marca AstraZeneca e os Cucas, a CoronaVac.

Vacinação de adolescentes

Nesta quinta-feira (26), Fortaleza começou a vacinar os adolescentes restritos ao leito. A Prefeitura reforça que a aplicação de vacinas no grupo de 12 a 17 anos ocorrerá somente após agendamento, divulgado nas listas nominais publicadas no site, ou através do Vacine Já e do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Veja também

Segundo a plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até quarta-feira (25), cerca de 129.416 adolescentes estavam cadastrados para receber a vacina na Capital.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Comprovante de residência;

No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação.

O QUE FAZER QUEM PERDEU A PRIMEIRA DOSE 

PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES

Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.

Ou aqueles que não puderam comparacer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias. 

Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado. 

Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal.  

A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame. 

QUEM TOMOU OUTRA VACINA PRECISA ESPERAR

Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento. 

PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO

Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho. 

QUEM PERDEU A DATA POR OUTROS MOTIVOS

Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados. 

PESSOAS A PARTIR DE 40 ANOS

A SMS liberou a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio para as pessoas a partir de 40 anos que ainda não receberam a primeira dose.

Para receber a primeira dose, é necessário realizar o cadastro no site Saúde Digital (ver o passo a passo abaixo).

Após a confirmação, por e-mail, da efetivação do cadastro, a pessoa pode buscar um dos locais de vacinação para se imunizar. 

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

  1. Acesse o site Saúde Digital
  2. Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
  3. Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
  4. Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão.
  5. Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
  6. Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
  7. Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. 

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO? 

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permitido mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados