Ceará aplicará vacina da Janssen em quem tomou dose única; primeiro lote deve chegar domingo (5)

As informações são da Secretaria da Saúde do Estado

Escrito por Redação,

Metro
Vacina da Janssen contra a Covid-19
Legenda: O órgão comunicou que aguarda o envio dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde
Foto: Sander Koning/AFP

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou nesta terça-feira (30) que o Estado aplicará a dose de reforço da Janssen em quem recebeu a dose única da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19.

Para isso, o órgão comunicou que aguarda o envio dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde. Há previsão de chegada de um lote no próximo domingo (5). 

De acordo com a pasta, essas pessoas tomarão o mesmo imunizante entre um período de dois a cinco meses depois da primeira dose.

Segundo o Vacinômetro, da Sesa, 166.645 pessoas receberam a vacina de dose única no Ceará.

Fortaleza já havia informado que os imunizados com a Janssen receberão a vacina do mesmo laboratório no reforço. Em São Paulo, a vacina da Pfizer está sendo aplicada como reforço nos que tomaram a Janssen desde esta terça.

Primeira dose sem agendamento

Desde 15 de outubro, qualquer cidadão residente em Fortaleza pode tomar a primeira dose de vacina sem a necessidade de agendamento. Centros de vacinação específicos e por faixa etária recebem o público para a primeira dose na Capital.

Dose de reforço para a população geral

A dose de reforço está sendo aplicada desde o dia 20 de novembro para a população geral que está vacinada com a segunda dose da vacina contra a Covid há, pelo menos, cinco meses. O agendamento desse público ocorre em ordem decrescente de idade, e considerando a data de aplicação da segunda dose.

PASSO A PASSO PARA O CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL 

  1. Acesse o site Saúde Digital
  2. Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
  3. Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
  4. Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão
  5. Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
  6. Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento
  7. Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso, cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO? 

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permitido mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro. Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.

VC REPÓRTER 

Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no Diário do Nordeste. Envie para o nosso WhatsApp (85) 99969-0752. Clique aqui para já mandar uma mensagem.