Fortaleza inicia aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid no público geral neste sábado (20)

Listas com agendamentos do fim de semana foram divulgadas

Escrito por Redação ,
Imagem de uma mão com uma seringa e frasco com vacina de covid
Legenda: Dose de reforço começará a ser aplicada no público geral em Fortaleza
Foto: Thiago Gadelha

Fortaleza iniciará, neste sábado (20), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população geral. A informação foi anunciada pelo prefeito Sarto Nogueira, nesta sexta-feira (19).

>> Veja lista de agendados para reforço neste sábado (20)

>> Veja lista de agendados para reforço no domingo (21)

Sarto Nogueira divulgou a novidade nas redes sociais
Legenda: Sarto divulgou a novidade nas redes sociais
Foto: Reprodução

Veja também

De acordo com a Prefeitura, o agendamento desse público ocorre em ordem decrescente de idade, e considerando a data de aplicação da segunda dose.

Intervalo entre doses 

Está apto para receber a dose de reforço o público vacinado com a segunda dose da vacina contra a Covid há, pelo menos, cinco meses. O novo prazo de intervalo foi definido pelo Ministério da Saúde nesta semana. 

Na ocasião, o Ministério da Saúde informou que cerca de 100 milhões de pessoas estarão aptas a receber o reforço no Brasil. Essa vacina adicional, preferencialmente, será a Pfizer.

Vacina da Janssen

Já o público imunizado com a vacina Janssen, aplicada em dose única, deverá receber uma segunda dose do mesmo imunizante. A indicação segue postulado pelo Ministério da Saúde.

Em razão disso, a continuidade ao esquema vacinal do público imunizado com o produto dessa marca depende da chegada de novas doses à Capital.

REFORÇO

A dose de reforço começou ser aplicada em idosos e imunossuprimidos em setembro. Depois, os profissionais de saúde foram inclusos no calendário.

A determinação inicial era de que a aplicação deveria ocorrer após 28 dias da segunda dose (D2) para imunossuprimidos. Já para o público da terceira idade e profissionais de saúde o prazo era de seis meses. Naquele mesmo mês, Fortaleza começou a ministrar a dose adicional. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados