Olimpíadas de Tóquio terá 10 atletas representando o Ceará; saiba quem são

Os atletas cearenses representarão o atletismo, o tênis, o lançamento de dardo, o surfe, o vôlei de praia e, por fim, o triatlo

Às vésperas do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Estado do Ceará fez história ao ter oito representantes confirmados no maior evento poliesportivo do mundo. Os atletas cearenses representarão o atletismo, o tênis, o lançamento de dardo, o surfe, o vôlei de praia e, por fim, o triatlo. 

Atletas cearenses confirmados para as Olimpíadas de Tóquio

  • Ana Cláudia Lemos (Atletismo)
  • Thiago Monteiro (Tênis)
  • Laila Ferrer (Lançamento de dardo)
  • Silvana (surfe)
  • Rebecca (Vôlei de praia)
  • Manoel Messias (Triatlo)
  • Vittoria Lopes (Triatlo)
  • Adriana Cardoso (Handebol)

Estreias em Tóquio

A surfista Silvana Lima, o tenista Thiago Monteiro, a voleibolista Rebecca e os triatletas Manoel Messias e Vittoria Lopes são debutantes em Jogos Olímpicos. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem esperanças de medalhas nos atletas, principalmente no surfe, triatlo e vôlei de praia.

O cearense Manoel Messias conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de Triatlo, em junho, realizado em Huatulco, no México, enquanto Vittoria Lopes figurou na 2ª colocação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Legenda: Vittoria Lopes conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019
Foto: Divulgação/Instagram

Veteranas em Olímpiadas

Em contrapartida dos três atletas listados acima, as cearenses Ana Cláudia Lemos, do atletismo, Laila Ferrer, do lançamento de dardo colocarão mais um Jogos Olímpicos no currículo. Elas estiveram nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Em Londres, Ana Cláudia Lemos disputou o Revezamento 4x100m, terminando na 7ª colocação, e os 200m, encerrando na 33ª posição. Laila Ferrer, por sua vez, figurou na última posição do lançamento de dardo.

Legenda: Ana Cláudia Lemos representou o Ceará nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Cearenses de coração

O Estado do Ceará também estará representado pelo nadador Luiz Altamir na prova de revezamento 4x200m. Marlon Zanotelli, do hipismo, também radicado em terras alencarinas, figura na equipe de saltos do técnico suíço Phillipe Guerdat, campeão olímpico na Rio 2016 comandando a França. Os atletas são federados à Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e Federação Equestre do Ceará (FEC), respectivamente.

Legenda: Marlon Zanotelli, do hipismo, representará o Ceará nas Olímpiadas de Tóquio
Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte