Novo filme do cearense Karim Aïnouz disputa competição oficial de Cannes

"Motel Destino" foi gravado no litoral do Ceará e é protagonizado pelo ator Fábio Assunção

Escrito por Redação ,
Karim Aïnouz. Novo filme de diretor cearense Karim Aïnouz é selecionado para mostra oficial de Festival de Cannes
Legenda: Na última edição, o profissional também marcou presença no evento com "Fireband"
Foto: Maria Lobo

O longa "Motel Destino", mais recente trabalho do cearense Karim Aïnouz, foi anunciado, nesta quinta-feira (11), com um dos competidores da Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cinema de Cannes, considerado um dos principais eventos cinematográficos da Europa. O suspense erótico foi gravado no litoral do Ceará e é protagonizado pelo ator Fábio Assunção.

Nas redes sociais, o cineasta comemorou a novidade. "Full of joy!" — "Cheio de alegria", em tradução livre —, escreveu ao compartilhar imagens de divulgação e de bastidores do filme. 

É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. [...] Hoje meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe e de quatro anos de um governo fascista, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa." 
Karim Aïnouz
Diretor de cinema

No ano passado, Karim Aïnouz também marcou presença no evento com "Fireband" — primeiro projeto dele em língua inglesa —, que também competiu pela Palma. Em 2019, "A Vida Invisível", também dirigido por ele, venceu a mostra "Um Certo Olhar" do festival.

Veja também

'Motel Destino'

No oitavo longa de ficção da carreira, Karim retornou à terra natal e usou as paisagens de Beberibe, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como cenário. A última vez que o Ceará estrelara uma produção dele foi em "Praia do Futuro" (2014).   

Divulgado como um suspense erótico, os protagonistas da obra são vividos por Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier. Além deles, o elenco conta ainda com Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Renan Capivara e Jupyra Carvalho.

Na trama, Dayana (Nataly Rocha) vive um casamento abusivo com o ex-policial Elias (Fábio Assunção), dono do motel que nomeia a obra. É quando Heraldo (Iago Xavier), jovem que cumpriu pena numa unidade socioeducativa, adentra a vida do casal.

‘Motel Destino’ é um filme insaciável, sedento e sensual. Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir.”
Karim Aïnouz
Diretor de cinema

Ao todo, o filme levou 28 dias para ser rodado no território cearense. Para escolher o cenário ideal, a produção percorreu o litoral do Estado em busca do motel perfeito, capaz de reunir toda equipe e processo artístico exigido, e considerado por Karim como "o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”.   

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume o diretor cearense.

Antes de “Motel Destino”, Karim finalizou o longa "Firebrand", estrelado por Alicia Vikander e Jude Law. Em setembro do ano passado, lançou "Nardjes A." (2020) e "O Marinheiro das Montanhas" (2021) nos cinemas do Brasil. O próximo filme no horizonte é "Rosebushpruning". Com previsão de filmagens para 2024, o longa terá Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning. 

Assuntos Relacionados