Debate com Caco Ciocler e retorno do circo são destaques da programação

Entre os dias 7 a 13 de setembro, diversas atrações culturais em diferentes linguagens são apresentadas

Escrito por Redação ,
circo
Legenda: A volta do Cirque Amar é uma das atrações da semana
Foto: FOto: Thiago Gadelha

Embora alguns eventos e atrações culturais já estejam liberados para funcionamento presencial em Fortaleza, muitos equipamentos culturais ainda mantêm programação online. O Cineteatro São Luiz, por exemplo, exibe na quinta-feira (10) o documentário sobre o ator Emiliano Queiroz, como parte da Semana do Audiovisual Cearense. 

Com o cancelamento da tradicional Marcha pela Independência do Povo Tremembé, o projeto Tapuyas do Siará promove uma live diretamente da aldeia de Almofala, em um encontro de diálogo sobre as memórias da marcha Tremembé nesta segunda-feira (7). 

Esta semana também marca o retorno da diversão jovem na Capital. O Go Dream Drive-In recebe no sábado (12) a festa Fica, Vai Ter Pop! O line-up traz DJ's residentes, apresentações de drags e mais. 

Já no domingo (13) é dia de reunir a família para a oficina de Mini Teatro de Papelão. O projeto pretende mostrar a possibilidade de trabalhar a reciclagem, o reaproveitamento e a transformação de materiais que são descartados. 

Confira a programação completa: 

MÚSICA 

Especial Dia da Pátria

Segunda-feira (7), às 17h, no Instagram do Sesc CE

Apresentação do artista Nonato Lima em trio elétrico pelas ruas da cidade e exibição do Hino Nacional, interpretado por Waldonys, com transmissão ao vivo nas redes sociais. 

Audições Laboratório de Música 2020 

Quarta (9) e quinta-feira (10), às 19h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes 

Terceira e última etapa para a seleção do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, as Audições 2020 foram realizadas em um novo formato. Em virtude da pandemia de Covid-19, as apresentações tradicionais, realizadas no Teatro do Dragão do Mar, aconteceram entre os dias 1 e 5 deste mês sem acesso aberto ao público. As filmagens poderão ser conferidas nas redes sociais. Os trabalhos transitam entre o rap, MPB, instrumental, experimental e muitos outros estilos. 

Maiara e Maraisa  

Legenda: As irmãs se reúnem para mais uma live
Foto: Reprodução / Instagram

Sexta-feira (11), às 20h, no Youtube  

Na sexta-feira (11), a dupla sertaneja Maiara e Maraisa apresenta a live “Aqui na Fazenda”, a partir das 20h. O objetivo é que o show tenha “gostinho de roça” e aborde o sertanejo de raiz.  

Fica, Vai Ter Pop! 

Sábado (12), às 20h, no Go Dream Drive-In (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz). Ingresso: R$80 por veículo com até 5 pessoas.  

A festa mais POP da cidade volta com muito POP e todos os seus subgêneros, trazendo os DJ’s residentes, Drags e clipes ao vivo. A programação também será transmitida ao vivo nas redes sociais.  

Zé Neto e Cristiano   

Sábado (12), às 20h, no Youtube  

A live “Resgatando Tradições” é a mais nova proposta de transmissão dos cantores Zé Neto e Cristiano. Nas redes sociais, a dupla está recebendo sugestões dos fãs para selecionar os famosos modões e montar o repertório.   

CIRCO

Cirque Amar

Sexta-feira (11), a partir das 20h30. (Avenida Washington Soares, número 1.000, em frente ao Centro de Eventos do Ceará. 

O Cirque Amar retoma as apresentações nesta sexta-feira (11) com a incorporação de novos elementos no espetáculo. Acrobatas, palhaços e o popular globo da morte são algumas das atrações realizadas no Cirque Amar. A venda de ingressos já está aberta a partir desta terça-feira (8) nas bilheterias físicas e no site. Para retornar de forma segura, o circo está seguindo uma série de protocolos de segurança.

AUDIOVISUAL 

Sons do Ceará 

Terça (8), quinta-feira (10) e sábado (12), às 21h, no Youtube e no Instagram do Cineteatro São Luiz

O projeto "Sons do Ceará" é uma iniciativa do Cineteatro São Luiz para incentivar o trabalho de artistas e profissionais da música cearense. Nesta semana, o equipamento exibe o videoclipe “Algarobas” de Laura Palmer na terça-feira (8). Na quinta (10), a programação fica com “Mundo Paralelo”, de Bull Control. Já no sábado (12), o "Sons do Ceará" apresenta “Último Desejo, de Colossais.  

Semana do Audiovisual Cearense: Emiliano Queiroz - O ator em sua essência 

Legenda: Documentário apresenta a história do ator Emiliano Queiroz
Foto: Divulgação

Quinta-feira (10), às 20h, no site e no YouTube do Cineteatro São Luiz

Exibição do documentário “Emiliano Queiroz - O ator em sua essência”. Gravado no Rio de Janeiro e em Fortaleza, o documentário conta a trajetória do ator Emiliano Queiroz desde a infância, ele, que deu vida a personagens inesquecíveis do teatro e da televisão brasileira, como o Dirceu Borboleta, da novela O Bem-Amado, primeira novela em cores da TV brasileira; o personagem Veludo, em Navalha na Carne; e Geni, da Ópera do Malandro. Este último inspirou Chico Buarque a compor a canção Geni e o Zepelim.  

Lançamento Cena São Luiz 

Domingo (13)

Para o mês de setembro, o Cineteatro prepara uma novidade, é o “Cena SãoLuiz”. Um espaço virtual de encontros, conhecimento, arte, compartilhamento e afetos. Além de atravessar fronteiras, levando a cultura cearense para o mundo, e discutir as novas formas de fazer arte e cultura no cenário pós-pandemia, o programa em formato de “Web TV” trabalha as diversas linguagens artísticas que compuseram a programação do equipamento cultural nos últimos cinco anos. O cenário é o palco do Cineteatro, revisitado para chegar a milhares de telas e lares por meio da internet. Quem comanda o programa, que terá duas edições por mês a partir de setembro, é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor. 

ESPECIAL 

Live Memórias da Marcha Tremembé  

Legenda: A tradicional marcha teve de ser cancelada por conta da pandemia
Foto: Divulgação

Segunda-feira (7), às 17h, no YouTube do Dragão do Mar  

A tradicional Marcha pela Independência do Povo Tremembé foi cancelada em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Para amenizar as distâncias, marcar a data e demarcar as telas, o projeto Tapuyas do Siará promove uma live diretamente da aldeia de Almofala, em um encontro de diálogo sobre as memórias da marcha Tremembé, com uma rodada de torém para fortalecer a saúde de todos parentes. O encontro conta com a presença do Cacique João Venâncio (Tremembé. Fundador do Museu do Índio Tremembé, Itarema. Mestre de Torém, Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará), do Pajé Luis Caboclo (Tremembé. Fundador do Museu do Índio Tremembé, Itarema. Mestre de Torém, Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará); de Getúlio Tremembé (Diretor da Escola Indígena Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Maria Venança - Almofala); Dijé Tremembé (parteira tradicional e agente de saúde indígena); e Philipi Bandeira (fotógrafo, documentarista e antropólogo indigenista). 

Entre Telas Artes Visuais – “Processos artísticos e seus intercâmbios” 

Terça-feira (8), às 15h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

Conversas online com nomes das diversas linguagens artísticas para refletir sobre formação, processos criativos e o que se pode fazer ou deixar de fazer em tempos de pandemia. Nesta terça, o projeto recebe a multiartista Beatriz Pinheiro com mediação de Carolina Vieira. 

Cineclube Âncora – Mostra “Fabulações no Real” 

Terça-feira (8), às 18h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes 

O Cineclube Âncora volta aos trabalhos neste período de quarentena com a Mostra “Fabulações no Real”. Nesta terça, o projeto apresenta o documentário “Partida”, de Caco Ciocler, com a presença do cineasta. A ideia nasce da vontade de pesquisar sobre os limiares do cinema do real, vividos no real, seja pela ficção, seja pelo documentário ou pela mistura de ambos (ou mesmo a invenção de outros termos), seja como for, tais fabulações atuam neste território menos definido, entre o narrativo e o experimental, explorando novas formas estéticas e formais do cinema. 

Conexão SET de Teatros 

Sexta-feira (11), às 19h, no YouTube do Theatro José de Alencar 

O programa “Conexão SET de Teatros” traz para o debate os impactos da Lei Aldir Blanc no interior, com foco na Região dos Inhamuns. Conduzido pelo o Grupo Arte Jucá (Arneiroz) e o projeto Art Café (Tauá) a atividade contará com a participação de gestores culturais e depoimentos de personalidades do campo cultural e também apresentação de vídeos artísticos com importantes momentos da trajetória do Grupo Arte Jucá e do projeto Art Café.   

Declamação de cordel

Sexta-feira (11), às 17h, no Facebook

O Sesc Cultura de Raiz apresenta a declamação do cordel "O Amor de Carliano e o Grande Dragão da Morte” e bate-papo sobre “Cordel e Cantoria”, com o repentista Jonas Bezerra. A conversa tem mediação de Cícero Cosme e Itaércio Pereira. 

Escola vai ao museu: experiências de uma didática não-formal

Sábado (16), às 16h, no YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Museu da Cultura Cearense discute a relação escola-museu na edição do projeto "Conversas de Canto de Sala" deste sábado (12). Para o bate-papo, o equipamento cultural convida o docente Daniel Andrade para falar sobre as dificuldades e os caminhos encontrados ao longo de seus 13 anos de magistério.

Oficina Mini Teatro de Papelão  

Domingo (13), às 17h, no YouTube. do Dragão do Mar

Com idealização e realização de Edgleison Sousa, o projeto de construção do mini teatro de papelão, vem trazer a possibilidade de trabalhar questões como reciclagem, ressignificação, reaproveitamento, transformação, percepção das coisas que estão ao nosso redor, a magia e o poder que nossa imaginação tem de transformarmos e o melhor tornar ao real que até então acabamos por deixar apenas na mente. É uma oficina para criança, mãe, pai, para toda família construir junta, se divertir, construir brincando e utilizando materiais muito simples que geralmente acabamos por deixar de lado. 

TEATRO 

Disforia - Isso é tudo que você precisa saber agora 

Legenda: A série reflete o período de suspensão de atividades artísticas
Foto: Divulgação

Quarta-feira (9), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz

O projeto “Damaflix: Plataforma PodTeatro” é um espaço de investigação/experimentação em criações cênico-auditivas, inspirado no significativo histórico das radionovelas e suas atualizações na contemporaneidade. A série inicial do projeto intitula-se “Disforia”, tendo, a primeira temporada, o subtítulo “isso é tudo que você precisa saber agora”. A série reflete o período de suspensão de atividades artísticas a partir das perspectivas de personagens presentes nos espetáculos do repertório do Coletivo Dama Vermelha.  

A Casatória C'a Defunta

Quarta-feira (9), às 20h, com transmissão pelo Zoom. Para obter o ingresso gratuito, acesse o site. Mais informações no Instagram

A Temporada Encena desta quarta-feira te apresentação do espetáculo “A Casatória C'a Defunta”, da Cia Pão Doce. A apresentação é gratuita.  

Espetáculo – “Diomedes”, Grupo Avia de Teatro 

Quinta-feira (10), às 19h, no Youtube do Theatro José de Alencar

Diomedes gosta de música clássica e de manter o seu lugar arrumado, apesar de tudo o que possui guardado no local que ele chama de casa. O dia é “especial” para Diomedes agora que encontrou seu relógio e confirma o que já sabia: 15 minutos. Titus aparece, uma figura estranha que mudará completamente o destino do tempo que Diomedes tem cronometrado. 

EXPOSIÇÃO 

“Gigantes pela própria natureza” - Célio Celestino 

Legenda: Exposição reúne série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990
Foto: Célio Celestino

Sexta-feira (11), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz

O artista Célio Celestino apresenta uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais.  

Exposição Mascaral: variando sentidos e cuidados 

A partir de quinta-feira (10), às 19h, no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Usuários, familiares, extensionistas e profissionais do CAPS geral IV foram convidados a expor de forma virtual suas produções artísticas, sejam elas cênicas, literárias e/ou plásticas, por meio de fotos, vídeos e áudios. O projeto tem por objetivo criar um espaço/tempo em que se busca experimentar artisticamente a literalidade e a metáfora da máscara e, assim, produzir múltiplas sensibilidades e cuidados em territórios virtuais.

MUSEU 

Museu da Indústria 

A partir de terça-feira (1°), das 9h às 16h de terça a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. (Rua Dr. João Moreira, 143, Centro). Mais informações: (85) 4009-6300 

O Museu da Indústria reabriu nesta semana para visitas presenciais e online. A visitação virtual deverá ser agendada por ligação, durante a qual deve ser informada a escolha da exposição desejada. Nessa modalidade, a visita terá formato de aula remota ao vivo e terá 40 minutos de duração. O museu foi inaugurado em 2015 com o objetivo de valorizar e preservar a história de cinco séculos de desenvolvimento da indústria cearense.   

Assuntos Relacionados