Produtor dopou cachorros de Jeff Machado após matar ator, diz garoto de programa

Jeander Vinícius da Silva Braga está preso desde a última sexta-feira (2)

O produtor Bruno de Souza Rodrigues teria dopado os oito cachorros de Jeff Machado após matar o ator com um fio de celular, conforme informou Jeander Vinícius da Silva Braga, em segundo depoimento, nesta segunda-feira (5).

O garoto de programa Jeander Vinícius está preso desde a última sexta-feira (2). Bruno e Jeander teriam levado os animais para um terreiro desativado, também no Rio.

Conforme o g1, o garoto de programa, que também é pedreiro e padeiro, negou a existência do miliciano Marcelo. No primeiro depoimento, Jeander informou que Marcelo havia matado Jeff, contudo, a Polícia descartou essa hipótese. Bruno dopou os animais ao sair com o corpo do tutor deles em um baú.

Transporte dos animais

Em depoimento, o padeiro contou que o produtor pediu que ele levasse os animais a um terreiro desativado, em Santa Cruz, dois dias após o crime, em 25 de janeiro. Bruno havia contratado um "táxi dog" para levar os oito cães, da raça setters.

O local onde os animais foram deixados era do pai de santo Jorge Augusto Barbosa Pereira, ex-namorado de Jeander, que já foi ouvido pela Polícia. Às autoridades, Jorge explicou que, dias depois a entrega dos animais, “recebeu uma ligação de uma vizinha reclamando muito do barulho dos latidos dos cães e do cheiro de fezes". 

O pai de santo entrou em contato com Jeander para resolver a situação. As investigações apontam que Bruno abriu o portão do local e esperou os cães saírem. 

Resgate dos setters

O setter Cazuza foi o primeiro cão resgatado, em 30 de janeiro. Todos os animais de Jeff Machado tinham nomes de ídolos da MPB. Cazuza estava cansado, vagava por ruas de Santa Cruz e uma moradora acionou a ONG Indefesos. 

No dia seguinte ao resgate de Cazuza, em 31 de janeiro, o cão Vinícius de Moraes foi visto também vagando em ruas. Em 1º de fevereiro foram encontrados Nando Reis e Tim Maia. Os tutores de setters costumam usar chips de identificação nos cães. 

Todos os quatro cães encontrados vagando pertenciam ao ator. Jeff Machado foi procurado para resgatar os setters ou ser responsabilidade pelo abandono. 

Em outro bairro, em Paciência, no dia 3 de fevereiro, foram encontrados mais dois cães, Elis Regina e Rita Lee. A última havia sido atropelada, e morreu. O cão Caetano Veloso foi achado em Campo Grande, no dia 4 de fevereiro, com diversos machucados. Já o cachorro Gilberto Gil, nunca foi localizado. 

Bruno se passou por Jeff

Após cometer o crime, o produtor Bruno Machado manteve a posse do celular de Jeff Machado e se passou por ele ao conversar com familiares. Em 2 de fevereiro, ao encontrarem quatro cães de Jeff, o produtor enviou uma mensagem a Diego Machado, irmão dele. 

“Os bichos que estão me deixando preocupados, porque 4 fugiram. Aí tô aqui, mas com a cabeça lá. Tomei a pior atitude pra vir pra SP e tô sendo massacrado no RJ. Vontade de largar tudo aqui e voltar pra vida triste que tinha lá. Só pra não ficarem me acusando de abandono de animal”, escreveu. 

Diego respondeu e motivou o irmão nesse momento. “Não faz isso, nego. Segue o teu caminho. Pedra vai ter sempre", disse o suspeito. O suspeito retorna o contato com Diego por mensagens de texto, em 3 de fevereiro, pedindo para acalmar Maria das Dores, mãe dos garotos. 

No mesmo dia, Diego pergunta se pode ligar para Jeff. O produtor despista e depois responde que o celular "caiu na privada" e que "não consegue escutar nada direito". Em seguida, Bruno volta a pedir que a mãe de Jeff seja acalmada "Só te peço pra blindar a mãe, pra ela não ficar preocupada. Ela me ligou várias vezes e eu estava mega ocupado", escreveu. 

Diego começa a se preocupar com o irmão ao saber do estado em que os animais estão, conforme soube ao conversar com a veterinária Patrícia Triacca, criadora de setters e amiga de Jeff. 

“Estão perguntando se tais normal. Só falo contigo se me ligar. É sério. Eles não estão brincando, ONG envolvida. Se não dar satisfação eles podem ir na sua casa. Você está jogando tudo fora. Elas dizem que tem provas que você abandonou. Isso é verdade?”, disse Diego.

Diego pediu para que Jeff telefonasse para ele, contudo, o ator não retornou. "Jeff, por favor cara, o que você quer da gente? Para nem da satisfação? Até amanhã, se você não ligar, vou acionar a polícia e estou indo até o Rio", escreveu. 

Em 4 fevereiro, Diego Machado vai à Delegacia de Descoberta de Paradeiros para registrar o desaparecimento e Bruno Rodrigues o acompanha.

Entenda o caso

Quando Jeff desapareceu?

Segundo a família do ator, Jeff teria desaparecido em janeiro, quando parou de se comunicar diretamente com a mãe, passando a enviar apenas mensagens de texto. A família desconfiou do contato, pois as mensagens não pareciam com as enviadas normalmente pelo artista.

Como o corpo foi encontrado?

No fim de maio, agentes da polícia encontraram os restos mortais de Jeff em um baú de madeira, que estava enterrado e concretado a dois metros de profundidade em um terreno em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Quem são os suspeitos?

Bruno de Souza é produtor de televisão e amigo de Jeff. De acordo com a família da vítima, ele estava com os cartões bancários e as chaves da casa e do carro do ator. Foi ele quem registrou o desaparecimento de Jeff. Jeander Braga alega ser ajudante de pedreiro, e, segundo as investigações policiais, tinha uma relação próxima com a vítima.

Alguém foi preso pela morte?

Sim. Jeander Vinícius da Silva Braga foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) no bairro Santíssimo, nesta sexta-feira (2). O outro suspeito de matar Jeff Machado, Bruno de Souza Rodrigues, ainda não foi capturado e é considerado foragido.

Qual seria a motivação para o assassinato?

Por enquanto, a polícia trabalha com a hipótese de que o ator teria sido enganado com a promessa de entrar em uma novela. Produtor, Bruno de Souza trabalhou na Globo até 2018, quando foi desligado da empresa. Em nota, a emissora declarou ter fornecido detalhes da demissão à polícia.