Totens com mapa e atrativos turísticos são instalados em locais estratégicos de Juazeiro do Norte

Equipamento serve de sinalização para turistas que visitam a terra do Padre Cícero. As informações estão nos idiomas português e inglês

Legenda: Os equipamentos foram instalados em dez locais estratégicos, onde há grande circulação de pessoas
Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos da cidade, a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Setur) instalou, nesta quinta-feira (3), 10 totens com o mapa turístico da cidade, que estão espalhados em locais estratégicos do Município. Esses equipamentos passam a divulgar locais como igrejas, centros de artesanato e belezas naturais. Há, ainda, indicações de serviços, como transporte público, polos gastronômicos, entre outros. As informações estão em português e inglês.  

Locais de instalação:

  •  Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes;
  • Terminal Rodoviário;
  • Colina do Horto;
  • Cariri Garden Shopping;
  • Polo gastronômico da Lagoa Seca;
  • Praça Padre Cícero;
  • Memorial Padre Cícero;
  • Teatro Marquize Branca;
  • Mercado Central;
  • Basílica de Nossa Senhora das Dores.  

No mapa, há iconografia com os lugares que podem ser visitados, dimensionamento das ruas e sua localização, sinalizado pela frase “Você está aqui”. Entre os locais sugeridos estão o Parque Municipal das Timbáubas, o Estádio Romeirão, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, as igrejas, e serviços como as estações ferroviárias e os restaurantes.  

O titular da Setur, Júnior Feitosa, explica que a ideia surgiu durante o City Tour, um passeio gratuito ofertado aos romeiros por alguns pontos turísticos da cidade.

“Ali percebemos que os romeiros não conheciam outros atrativos de Juazeiro, como a Lira Nordestina e o Centro Mestre Noza, mas só a parte religiosa. Os outros eram novidade”, conta o secretário. 

Com a participação do Município em feiras e eventos, Feitosa percebeu uma tendência no uso de totens em outros países como forma de divulgar os atrativos através deste tipo de sinalização. “Foi aí que desenvolvemos o projeto”, conta. Primeiro, foi feito o mapa turístico, que serviu para o guia impresso, que vem sendo distribuídos, principalmente, durante as romarias. 

Com a integração com o próprio Geopark Araripe, o lançamento da Rota Turística do Cariri, que inclui os municípios Assaré, Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, e o crescimento de passageiros no Aeroporto, a Setur achou importante incluir um novo idioma em um dos lados da peça. "Há um público diferente de visitantes, de outros países na região", finaliza. 

Você tem interesse em receber mais conteúdo da região do Ceará?