Rodovia de contorno vai desafogar tráfego no centro de Farias Brito

A obra de 7km de extensão tem prazo de conclusão previsto para julho de 2021

Escrito por
Honório Barbosa regiao@svm.com.br
Farias Brito
Legenda: Se sancionada lei, grandes obras terão de ter seguro

Quem trafega entre as regiões Centro-Sul e o Cariri cearense conhece os transtornos de travessia urbana na cidade de Farias Brito, entre a BR-230 e a CE-386. Esse problema está próximo de ser solucionado. Está em execução a obra da rodovia de contorno que tem prazo previsto de conclusão para julho de 2021.

A construção de uma perimetral para retirar o tráfego de veículos de dentro do centro urbano de Farias Brito é uma obra esperada há mais de três décadas. A movimentação é intensa e uma única rua com passagem em duas mãos, em parte da travessia, impacta a viagem com demora e traz risco de acidentes para os pedestres.

Os operários trabalham num trecho de 7km da CE-386 desde o junho passado. O projeto está com 38% de execução. O investimento é de R$ 12,7 milhões, de acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Em nota, a SOP pontuou que “a obra busca desobrigar o tráfego pesado de caminhões e carros por dentro da cidade, fazendo acesso direto à BR-230”. Para o motorista de caminhão Júlio Moreira, que faz linha duas vezes por semana entre as cidades de Várzea Alegre e Juazeiro do Norte “o desvio é necessário” e significa “ganho de tempo e menor risco de acidente com pedestre”.

O morador aposentado, Luís Oliveira, concorda com a obra. “Vai ser bom, pois quem está só de passagem para outra cidade não precisa vir pelo centro e acho que dá mais segurança para todos”. Já os empresários de setor de alimentação temem queda nas vendas. “A gente atende os viajantes e com certeza o movimento deve cair quase a metade”, prevê Francisco Lima.

O motorista de Van Marcos Costa, que faz a linha diária entre Várzea Alegre e Juazeiro do Norte observa que para ele a obra não terá impacto, pois tem de seguir pelo centro da cidade para embarque e desembarque de passageiros. “Para mim será indiferente, mas vai ficar melhor para todos com a redução de caminhões, carretas no centro urbano”, observou.

Moradores e motoristas que trafegam pela rodovia Padre Cícero também reivindicam obras semelhantes de retirada de tráfego de centros urbanos nas cidades de Caririaçu, Cedro e Solonópole. A SOP ficou de fazer um levantamento de projetos e obras em andamento com essa finalidade.