Laboratório de Sismologia registra nove tremores em Cascavel nesta terça-feira (9)

Desde domingo (7) atividades sísmicas são observadas no município, totalizando 14 tremores de magnitude inferior a 2.2 graus na Escala Richter

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Cascavel
Legenda: Abalos sísmicos são registrados em Cascavel

Na madrugada desta terça-feira (9), o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Ceará (LabSis/UFRN) registrou nove tremores de terra no município de Cascavel, distante 70km de Fortaleza. O primeiro ocorreu às 3h32, de magnitude 1.6 na Escala Richter. Em seguida, foi observado o segundo um pouco mais intenso, de 1.8.

Segundo o coordenador do LabSis/UFRN, Eduardo Menezes, “os outros sete eventos registrados foram calculados com magnitudes preliminares inferior a 1.0". Ele observou ainda que nesta segunda-feira (8), dois tremores também foram registrados no município de Cascavel, destacando o evento de magnitude preliminar 1.9, que ocorreu à 1h44.

“Até agora não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido os eventos recentes que ocorreram em Cascavel”, pontuou Eduardo Menezes. O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Na manhã desta terça-feira (9), o LabSis informou à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) sobre os registros.

Atividades

Na tarde do último domingo (7), às 12h40, foi registrado um tremor de terra de magnitude 2.2 graus na Escala Richter, em Cascavel.

No mesmo dia, outros dois eventos de magnitude inferior a 1.0 foram registrados às 7h48 e às 12h22 no mesmo município.

Em janeiro passado, cinco tremores de terra foram registrados no Ceará por equipamentos do LabSis/UFRN em Chorozinho e em Paramoti.

Em Chorozinho, o primeiro abalo ocorreu às 22h50 do dia 26 de magnitude 1.6. Mais tarde, às 0h53, do dia 27, ocorreu o segundo de intensidade 1.5 graus e às 3h16 o terceiro evento inferior a 1.0 graus na escala Richter.

Em Paramoti, distante 99km de Fortaleza, dois tremores de terra foram registrados também dia 27: o primeiro de magnitude 1.5 e o segundo de 1.4 graus.

Um tremor de terra foi registrado na noite de 7 de julho de 2020, no limite entre os municípios de Chorozinho e Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o LabSis/UFRN a magnitude 2.5.