Juazeiro do Norte inicia imunização com segunda dose para profissionais da saúde

Ao todo, a terra do Padre Cícero recebeu 4.737 doses, o que corresponde a 46% da meta.

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br
Legenda: A aplicação segue a mesma ordem de prioridade da primeira dose, atendendo os profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte iniciou, nesta segunda-feira (15), a segunda fase da vacinação dos profissionais da saúde do Município. Ao todo, a terra do Padre Cícero recebeu 4.737 unidades de CoronaVac para aplicação de 2ª dose, que corresponde a cerca de 46% deste público. As pessoas que trabalham na Unidade Covid, que foi instalada na UPA Lagoa Seca, e na Unidade Sentinela, são as primeiras a serem imunizadas.

A aplicação segue a mesma ordem de prioridade da primeira dose, atendendo profissionais que estão na linha de frente de combate à covid-19. O Município soma, no total, 10.297 trabalhadores da saúde.  

De acordo com a coordenadora de Imunização de Juazeiro do Norte, Ana Paula Ribeiro, semanalmente será elaborado um calendário onde agentes volantes visitarão as unidades. Hoje, a Unidade Covid e a Unidade Sentinela foram as primeiras visitadas. “Nosso objetivo é acelerar tanto os da primeira dose que faltam, como da segunda dose, que vai de acordo com a data de aplicação da primeira”, ressalta.

Diretor da Unidade Covid de Juazeiro do Norte, que conta com 61 profissionais da saúde, George não escondeu a felicidade de receber a segunda dose da vacina. “Seria a coroação da nossa segurança. A primeira dose foi uma felicidade imensa. Agora, é a segurança que está imunizado, embora, não vamos baixar a guarda. Isso dá um ânimo maior”, acredita.

Primeira dose

Da primeira dose, já chegaram ao Município as unidades que correspondem a 68% dos profissionais de saúde. “Estamos agilizando a primeira dose dos profissionais que ainda faltam dos equipamentos de saúde que atendem o SUS. Profissionais que não puderam no dia ou chegaram agora. Estamos fazendo o levantamento para que recebam e, automaticamente, possamos organizar a segunda”, detalhou Ribeiro.

Os equipamentos de saúde priorizados são aqueles do Sistema Único de Saúde (SUS), seguido pelos particulares, mas que têm convênios com o Estado ou Município.  “Depois, na medida que for recebendo, vamos fazendo o planejamento semanal para garantir que todos sejam atendidos. Para que não fique de fora nenhum laboratório, clínica, por exemplo”, completa a coordenadora. 

Legenda: O Município soma, no total, 10.297 trabalhadores da saúde.
Foto: Divulgação

Outros municípios

No município vizinho de Crato, a segunda dose da vacina também começou a ser aplicada hoje (15). Ao todo, foram enviadas 1.300 doses, que corresponde a 34% do público. Os profissionais da saúde estão sendo vacinados em seus locais de trabalho. A expectativa é que a imunização aconteça ao longo da semana.  

Já em Barbalha, também na região do Cariri, foram entregues 620 doses para a segunda etapa da imunização dos profissionais da saúde. Porém, a aplicação terá início amanhã (16). O número contempla 46% deste grupo e 100% dos idosos institucionalizados. A terra dos Verdes Canaviais também recebeu, na última semana, o correspondente a mais 22% dos atores que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus.