Inmet alerta para possibilidade de chuva e ventos intensos em parte do Ceará

Classificado como ‘perigo potencial’, o aviso segue até as 11 horas desta quarta-feira (28)

Legenda: Há possibilidade de chuva entre 20mm e 50mm, alerta Inmet
Foto: Honório Barbosa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta nesta terça-feira (27) para possibilidade de chuva entre 20mm e 50mm para parte da região Sul do Ceará e dos Sertões dos Inhamuns, associada a rajadas de ventos intensos entre 40km/h e 60km/h. O alerta classificado como "perigo potencial" tem término às 11 horas desta quarta-feira (28).

Apesar da previsão, o Inmet ressaltou que é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) acrescenta a possibilidade de "nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e do Pecém, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns”. 

Para o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, no entanto, “a tendência é de chuva fraca e passageira para esta quarta-feira”.

Os órgãos convergem quando a explicação das últimas chuvas pontuais ocorridas no Ceará. De acordo com a Funceme e o Inmet, as precipitações decorrem de áreas de instabilidade que se formaram sobre o Oceano Atlântico Tropical, à altura da Bahia.

Umidade

Nesta terça-feira (26), os índices de umidade relativa do ar melhoraram no interior cearense, segundo levantamento do Inmet.

Em Iguatu, foram observados 22%, Morada Nova (25%), Crateús (26%), Sobral (30%), Jaguaruana (32%), Barbalha (33%), Quixeramobim e Tauá (39%), Tianguá (42%), Fortaleza (51%) e Guaramiranga (53%).

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará