Hospital Regional Norte retoma visitações a pacientes que não estão com Covid-19

A retomada foi possível graças a redução de internações pelo novo coronavírus, segundo a Sesa

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
foto
Legenda: O Hospital Regional Norte retomou as visitações de pacientes sem o novo coronavírus
Foto: Divulgação/HRN

O Hospital Regioal Norte (HRN), em Sobral, retomou as visitas a pacientes não diagnosticados com a Covid-19 nesta quarta-feira (9). As visitações estavam suspensas desde 23 de março, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

Não são permitidas como visitantes pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos e pessoas com comorbidades. Também é proibida a entrada de visitantes com sintomas e sinais gripais. 

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), o retorno das visitações foi possível com a redução das internações por Covid-19 no hospital. A unidade conta com um hospital de campanha, inaugurado em junho, para o atendimento do novo coronavírus. 

As consultas ambulatoriais no HRN foram retomadas na última semana. A unidade atende casos de média à alta complexidade em uma área de 55 municípios.

Os visitantes devem usar máscaras, seguir o distanciamento social e as normas de higienização das mãos, de acordo com a diretora de gestão e atendimento do Hospital Regional Norte, Sabrina Becker. "Todos os cuidados serão tomados para garantir a segurança de pacientes, visitantes e profissionais", explica Sabrina. 

O empresário Charles Ripardo comemorou o retorno das visitas médicas no HRN. Seu cunhado, Francisco Arisvaldo, 28, está internado na Clínica Médica e, até então, sem receber visitas. “(A visita) é importante porque os pacientes ficam só, não tem ninguém pra conversar. Conhecer alguém dentro não é o mesmo de uma pessoa conhecido. Ele gostou demais, ficou até emocionado. Se uma semana é ruim, imagina quem está dois, três meses internado”, pontua.

Ocupação

O HRN tem 25 dos 51 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 ocupados, o que representa 49,02%. Na enfermagem, 19 dos 50 leitos para pacientes com o novo coronavírus estão ocupados. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Sesa às 9h22 desta quarta-feira (9).

Em 2 de setembro, há uma semana, a ocupação dos leitos de UTI da unidade era de 66,67% e dos leitos de enfermagem estava em 46%. A última vez que o os leitos de UTI tiveram ocupação superior a 75% foi em 11 de agosto, quando o índice era de 77,19%.

Na macrorregião de saúde de Sobral, já foram confirmados 55.888 casos da Covid-19 e 1.301 óbitos pela infecção.

Assuntos Relacionados