Escolas do Sesi/Senai oferecem Novo Ensino Médio profissionalizante em Sobral e Juazeiro do Norte

As duas unidades também dispõem de ofertas de vagas para o ensino médio regular com especialização em Matemática e Biologia.

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Sobral e Iguatu
Legenda: Novo Ensino Médio profissionalizante é oferecido em Sobral e Juazeiro do Norte pelas escolas do Sesi/Senai
Foto: Rayane Mainara

Estão abertas as matrículas para cursos nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas cidades de Sobral, na zona Norte, e Juazeiro do Norte, no Cariri, com destaque para a oferta do Novo Ensino Médio, que neste ano é novidade no Cariri cearense.

O Novo Ensino Médio oferta, de forma integrada, o curso profissionalizante técnico em Redes de Computadores. As escolas do Sesi/Senai ainda trabalham o ensino fundamental a partir do 6º ano e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), destinado aos trabalhadores da indústria com aulas online ao longo do ano.

Em Sobral, metade das vagas é destinada, de forma gratuita, a dependentes dos trabalhadores da indústria. A outra parte destina-se à comunidade em geral na modalidade de ensino pago. Esse modelo é possível porque a oferta de vagas foi ampliada e há interesse do público externo ao setor industrial.

Ao todo, estão sendo ofertadas 230 vagas. Em Sobral, as matrículas estão abertas até o próximo dia 15. Para o Novo Ensino Médio, há disponibilidade de 60 vagas para o público externo, cuja mensalidade é de R$ 520,00 e inclui farda, apostila e livros, sem pagamento da matrícula. Igual número de vagas é ofertado, de forma gratuita, para os dependentes dos trabalhadores na indústria.

A unidade de Sobral iniciou, há dois anos, o Novo Ensino Médio com uma turma piloto. “Neste ano, estamos iniciando o terceiro ano técnico e pré-vestibular”, pontuou a diretora escolar da unidade do Sesi, Sâmia Ponte.

As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 18. “Estamos aguardando os decretos dos governos estadual e municipal, mas o nosso propósito é começar totalmente de forma presencial”, disse Sâmia Ponte. “A escola está adaptada segundo as exigências sanitárias”.

Em 2020, a escola em Sobral já funcionou de forma híbrida e as vagas presenciais foram destinadas para os alunos que não tinham acesso à internet.

Cariri

Em Juazeiro do Norte, são 90 vagas, sendo 30 para o ensino médio regular com oferta de especialização em Matemática e Ciências da Natureza (Biologia) e 60 para o Novo Ensino Médio, que é o ensino integrado com oferta do curso profissionalizante em Redes de Computadores. As duas modalidades são gratuitas.

As aulas estão previstas também para começar no próximo dia 18, mas de forma online, segundo a diretora da unidade, Sônia Soares. “Estamos iniciando uma turma piloto aqui em Juazeiro e somos pioneiros na oferta do Novo Ensino Médio na região”, pontuou. Após seleção de interessados por meio de análise de notas de Português, Redação e Matemática, haverá a segunda fase que inclui entrevista.

A gerente de Educação do Sesi Ceará, Ana Paula Pinho, frisou que “a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio é uma excelente oportunidade para os dependentes de trabalhadores da indústria que concluem o ciclo integrado a um curso técnico do Senai”.

A Escola Sesi/Senai é “reconhecida como uma escola inovadora por utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem e realiza uma preparação para o mundo do trabalho e a cidadania”, observou Ana Paula Pinho.

A proposta pedagógica faz uso de ferramentas tecnológicas, como a robótica, além de oferecer educação empreendedora e de formação integral de crianças e adolescentes.