Duna do Pôr do Sol está menor e mais distante da Vila de Jeri

Pesquisadores da UFC acreditam que a ação humana tem contribuído para o deslocamento da areia

Escrito por Marcelino Júnior - Colaborador ,

Jericoacoara. O vendedor ambulante Nardson Silva circula todos os dias com um carrinho de bebidas e sanduíches pela Praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, a 289 quilômetros de Fortaleza, para atender aos turistas que frequentam o balneário anualmente. Nardson nasceu na Vila, que hoje é um dos locais mais visitados pelo turismo mundial, sempre atraído pelas águas cristalinas da praia, os ventos que favorecem os esportes náuticos ou, simplesmente, a proximidade com a natureza que cerca o lugar e garante belas recordações fotográficas, entre elas, a Duna do Pôr do Sol.

O morador reconhece que a Duna é um dos pontos mais procurados pelos visitantes, aos fins de tarde, onde uma concentração de pessoas acompanha o espetáculo natural diário, quando o Sol desaparece lentamente na linha do horizonte, trazendo o ocaso de mais um dia de diversão e aventura pela praia.

Mas, o que tem chamado a atenção do vendedor é algo que intriga outros moradores e, muitas vezes, faz parte das rodas de conversa ao longo do dia na pequena Vila: a Duna do Pôr do Sol tem diminuído de tamanho, nos últimos anos. "O pessoal aqui da Vila fala muito nisso, e eu concordo que o tamanho da Duna diminuiu muito nesses anos. Eu lembro que ela era bem mais alta e maior", relata. Sua sensação é comum a outros moradores e é também confirmada por estudiosos da área de dinâmica costeira.

Mudança

Outro morador que sente essa mudança no imenso bloco de areia é João Siqueira, que faz passeios de charrete pela orla. "Quem é daqui de Jericoacoara sabe que, além da Duna perder muita areia, ela também vem se afastando da Vila, aos poucos. Há uns dez anos, a Duna era bem mais próxima das casas, hoje, ela está bem distante. É claro que o turista não percebe isso, mas acaba caminhando mais um pouco se quiser ver o espetáculo do pôr do Sol todos os dias, que continua atraindo bastante gente, do mesmo jeito e mantendo a movimentação em Jeri", comemora o condutor de charrete.

A autônoma piauiense Norma Dantas de Azevedo conhece bem as belezas de Jericoacoara, desde que passou a frequentar o balneário, há cerca de oito anos. Norma concorda com o que dizem os moradores, pois tem observado, ao longo desses anos de visitação à Praia, o distanciamento que o bloco de areia tem alcançado, já que ela passou a caminhar muito mais até chegar ao sopé da Duna. "Eu recordo que a distância era bem menor, para se chegar à Duna. Ela também era bem mais íngreme. Hoje, não há muita dificuldade em subir até o topo, como em outros anos. Mas, enfim, o passeio continua válido e a vista é belíssima, como sempre", comemora.

Pesquisas

A notável migração da Duna do Pôr do Sol, na Praia de Jericoacoara, chamou a atenção de pesquisadores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas apontam que, não apenas essa duna em particular, mas outras mais próximas a ela, migram preferencialmente de leste a oeste, seguindo uma evolução natural. Por meio de imagens de satélite, entre os anos de 1975 a 2010, a análise de espaço e tempo das dunas, em 35 anos, revelou significativas mudanças em seus padrões de área, perímetro e de migração.

Ainda, segundo as informações do estudo, "essa migração foi incrementada a partir 2001, possivelmente relacionada aos impactos das ações do homem, que interagem com a dinâmica dos ventos e o aumento da temperatura média global (com tendências à maior aridez nesse setor do litoral nordestino)".

"Além dessa dinâmica natural da migração, não apenas da Duna do Pôr do Sol, mas de outras próximas a ela, a constante movimentação de pessoas sobre elas, tem acelerado esse deslocamento e colaborado para sua diminuição. Com o tempo, esses blocos de areia serão levados pelo vento e absorvidos pelo mar", disse Jeovah Meireles, professor e pesquisador do Departamento de Geografia da UFC.

Manejo

"Temos um Plano de Manejo desta Unidade de Conservação, que caracteriza a situação e propõe ações que tendem a minimizar esse impacto causado pelos visitantes anualmente. O trabalho também se refere ao crescimento da própria Vila de Jericoacoara, que trouxe alterações na dinâmica das dunas, pois a Vila está entre o bloco de areia e a zona de aspersão de ventos que a mantém. Mas como se observa, o deslocamento é um processo natural, cuja dinâmica se altera em virtude da ação humana", reforça Jerônimo Carvalho Martins, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que administra o Parque Nacional de Jericoacoara. A Geografia Física descreve as dunas como montanhas de areia criadas a partir de processos eólicos (relacionados ao vento).

Por isso mesmo, as dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho pela ação do vento, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e, com o tempo, se formam as dunas. Elas não são necessariamente grandes. Muitas delas são bem pequenas e, por vezes, passam despercebidas.

'O Mar Avança'

Em fevereiro de 2014, o Diário do Nordeste publicou, em dois cadernos, nos dias 21 e 22, reportagem especial intitulada "O Mar Avança", do jornalista Fernando Maia, onde o tema foi abordado.

Na ocasião, o especialista e professor de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, que há tempos estuda o parque de dunas de Jericoacoara, em especial a Duna do Pôr do Sol, a do Papai Noel, que fica um pouco mais a leste da primeira, e a da Arraia, a maior das três; dizia que a Duna do Pôr do Sol, possivelmente pela enorme frequência, estava sendo alterada tanto na forma quanto na dinâmica do seu processo migratório.

Reportagem especial do Diário do Nordeste de 2014 mostrou a situação da duna de Jericoacoara

Reportagem Especial "O Mar Avança"

Enquete

Qual o impacto dos visitantes?

"O impacto é muito grande porque, além do vento forte no verão, que tira muita areia, a quantidade de pessoas que sobem a duna é grande. Isso também ajuda muito a levar a areia para bem longe"

Rony Freire. Vendedor ambulante

"Moro aqui há oito meses e ainda estou descobrindo as belezas deste lugar encantador. Já vislumbrei a bela vista que a duna proporciona, mas não tinha parado para pensar sobre o impacto causado pelos visitantes"

Carolina Orlando. Chefe de cozinha